“Macaca”: polícia investiga caso de injúria racial contra miss em Pernambuco

A Polícia Civil de Pernambuco investiga um caso de injúria racial registrado no Dia da Consciência Negra, na última quarta-feira (20), envolvendo a modelo e Miss Jaboatão, Lenita Dellary, de 24 anos.

De acordo com a vítima, ela foi insultada com ofensas racistas por uma vizinha no prédio onde mora, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Nesta sexta-feira (22), Lenita entregou novas provas na Delegacia de Jardim Piedade, na Região Metropolitana do Recife, para auxiliar nas investigações do caso.

De acordo com Lenita, o desentendimento teve início após um vaso de plantas cair e causar um conflito entre as duas. Durante a discussão, a agressora, em tom hostil, a chamou de “macaca” e ainda sugeriu que ela se mudasse para “uma favela”. Os insultos foram registrados em vídeo. Veja as imagens abaixo.


À CNN, Lenita afirmou que, embora tenha vivido um ambiente hostil com a vizinha por cerca de dois anos, preferiu não registrar as ofensas anteriormente devido à idade da mulher.

No entanto, ela revelou que, além das agressões verbais, a mulher a acusou de furtar objetos de sua casa. “Ela começou com as falas racistas dois anos atrás, e a situação se intensificou devido às plantas da minha mãe, que estavam incomodando ela. Mas depois, ela me acusou de furtar coisas da casa dela”, explicou a modelo. As acusações, segundo Lenita, foram espalhadas pelo condomínio.

Nas redes sociais, no dia do ocorrido, a modelo fez um desabafo. “Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, eu sofri injúria racial. Eu passei anos calada, mas hoje, mediante essa situação, eu resolvi não me calar. Resolvi dar voz e, principalmente, buscar os meus direitos”, comentou Lenita em um vídeo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lenita Dellary (@lenitadellary)

A modelo, acompanhada de testemunhas e evidências do ocorrido, formalizou a denúncia na Delegacia de Jardim Piedade, responsável pelo caso. A Polícia Civil registrou as ocorrências de calúnia e injúria racial e instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do episódio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Macaca”: polícia investiga caso de injúria racial contra miss em Pernambuco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.