Coroação do rei Charles III custou mais 524 milhões de reais

A coroação do rei Charles III e da rainha Camilla no ano passado custou mais de 72 milhões de libras, cerca de 524 milhões de reais, e exibiu o Reino Unido para milhões de pessoas ao redor do mundo, informou um relatório do governo nesta quinta-feira (22). O evento custou menos da metade do funeral da rainha Elizabeth II.

Charles e Camilla foram coroados em 6 de maio de 2023, no maior evento cerimonial do Reino Unido em sete décadas, com uma exibição diante de 100 líderes mundiais e uma audiência global de TV de milhões de pessoas.

Em seu relatório anual, o departamento de cultura, responsável pela organização da coroação, disse que a organização custou 50,3 milhões de libras (R$ 366,69 milhões), além de outros 21,7 milhões de libras (R$ 158,19 milhões) para custos de policiamento.

Isso se compara a uma estimativa de 162 milhões de libras que foram gastas no funeral da rainha e eventos relacionados em 2022.

A coroação de Charles foi menor do que a de seus antecessores, incluindo a de sua mãe, para refletir uma era mais moderna e reconhecer que estava ocorrendo em um momento de dificuldades financeiras para muitas pessoas.

Na época, os críticos disseram que era errado gastar grandes quantias quando o público enfrentava uma crise de custo de vida, mas o Palácio de Buckingham e os organizadores previram que isso daria um impulso econômico para o país.

O departamento de cultura disse que foi “um momento único em uma geração, que proporcionou uma ocasião para todo o país se reunir em comemoração e ofereceu uma oportunidade única de celebrar e fortalecer nossa identidade nacional e mostrar o Reino Unido ao mundo”.

O departamento disse que o evento gerou mais de 100 mil notícias e atingiu um público global estimado de dois bilhões de pessoas em 125 países.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coroação do rei Charles III custou mais 524 milhões de reais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.