Anvisa libera implantes hormonais manipulados para alguns tratamentos médicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os implantes hormonais manipulados para alguns fins médicos em uma resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (22).

Esse tipo de implante, conhecido como chip da beleza, havia sido proibido pelo órgão em outubro. Na época, a decisão ocorreu após sociedades médicas alertarem para os riscos associados ao procedimento, associando-o a infarto, AVC e outros quadros.

Na medida anunciada, a Anvisa mantém a proibição referente a manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos, com finalidade estética, ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.

Tal medida preventiva aplica-se às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde.

Além disso, a resolução mantém proibido a propaganda de implantes hormonais manipulados.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (AMB) informou em nota que vê a nova resolução “como mais um passo para a correta regulamentação, mas julga que outras medidas ainda serão fundamentais para garantir a segurança dos pacientes.”

A AMB também menciona que a decisão “não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança”, ao contrário “reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Anvisa libera implantes hormonais manipulados para alguns tratamentos médicos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.