“Rio atmosférico” causa inundações no norte da Califórnia

O noroeste dos Estados Unidos evitou ser atingido por um segundo “ciclone bomba” na quinta-feira (21), quando a intensidade de uma tempestade ficou aquém das previsões.

Entretanto, um “rio atmosférico” contínuo causou inundações no norte da Califórnia com vento e chuva.

O primeiro ciclone bomba, no qual a pressão em queda rápida produz ventos e precipitação com força de furacão, atingiu a região na segunda (18) e terça-feira (19), matando duas pessoas e cortando a energia de centenas de milhares de pessoas do estado de Washington ao norte da Califórnia.

Um segundo ciclone bomba estava previsto para quinta-feira, mas a pressão da tempestade não caiu rápido o suficiente em um período de 24 horas para que fosse classificada dessa maneira, de acordo com Joe Wegman, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.

Mesmo assim, o sistema de baixa pressão produziu mais vento e chuva.

Na quinta, o norte da Califórnia continuou sendo atingido por um “rio atmosférico”, criando perigos nas estradas e alertas de inundação e vento.

Cerca de 280 mm de chuva caíram no norte do estado, trazendo ainda vários metros de neve em altitudes mais elevadas, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo.

O que é um “rio atmosférico”?

O sistema climático chamado rio atmosférico ocorre em todo o mundo. Ele começa quando uma grande quantidade de vapor de água dos oceanos tropicais é transportada por uma corrente em direção à terra.

À medida que o ar sobe, ele esfria e condensa, resultando em chuva ou neve.

Eles se formam mais comumente em oceanos de latitude média, aproximadamente 30 e 60 graus norte e sul, de acordo com a Nasa, a agência espacial dos EUA. Eles aparecem como uma trilha de nuvens finas que podem se estender por centenas de quilômetros.

Como os rios atmosféricos causam inundações?

A maioria dos rios atmosféricos é fraca e não causa danos. Na verdade, eles podem fornecer chuva ou neve muito necessárias.

Os rios atmosféricos podem transportar até 15 vezes o volume do Rio Mississippi, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

Na Califórnia, estado atingido pela seca, essas tempestades provocaram deslizamentos de terra, derrubaram postes de serviços públicos e bloquearam estradas, mas também ajudaram a repor reservatórios esgotados e reduziram o risco de incêndios florestais.

Em 2019, um rio atmosférico apelidado de “Pineapple Express” atingiu a Califórnia. O vapor de água próximo ao Havaí trouxe chuva e desencadeou deslizamentos de terra que forçaram os motoristas a nadar para salvar suas vidas e fizeram casas deslizarem ladeira abaixo.

Em 2021, um rio atmosférico despejou em dois dias quantidade de água esperada para um mês na Colúmbia Britânica, provocando inundações e deslizamentos de terra mortais, devastando comunidades e cortando o acesso ao maior porto do Canadá.

2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Rio atmosférico” causa inundações no norte da Califórnia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.