Indígenas fazem protesto contra condenação de mulher por atropelar e matar criança de 4 anos na Bahia


Acidente que terminou com a morte de Enzo Gabriel Oliveira dos Santos aconteceu, em 2021, na cidade de Pau Brasil. Indígenas fazem protesto após condenação de mulher acusada de atropelar criança na Bahia
Indígenas de diversas etnias estão acampados e fazem protesto contra a condenação de uma mulher, também indígena, pela morte do menino Enzo Gabriel Oliveira dos Santos, de 4 anos, atropelado com uma caminhonete, em 2021, na cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia.
Eles são contra a condenação de Tehiana Gomes de Freitas Pataxó. Na época, ela tinha 18 anos e não tinha habilitação para dirigir. No momento do crime, ela dirigia o veículo do namorado, Renato Santos Rocha, que também foi preso e condenado.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O caso aconteceu no dia 3 de junho de 2021 e o julgamento na quinta-feira (25). A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Os indígenas contestam a decisão da Justiça e acampam em uma área ao lado do Conjunto Penal de Itabuna, desde a última sexta-feira (29).
Eles são das etnias Pataxó Hãhãhãe, Pataxó e Imboré, das cidades de Camacan, Pau Brasil e Itaju do Colônia, e esperam indígenas de outros estados para reforçar o protesto.
“Quando ela [Tehiana] desceu na ladeira, foi para desviar e não cometer o acidente. O Renato citou que ele puxou a direção do veículo, no qual causou o outro acidente. O movimento que estamos fazendo é para que a Justiça faça essa correção”, disse o cacique Flavio Tajano.
Indígenas fazem protesto contra condenação de mulher por atropelar e matar criança de 4 anos na Bahia
Reprodução/TV Santa Cruz
A defesa de Tehiana entrou com um recurso para que ela responda pelo crime de trânsito, e não por homicídio, pelo qual ela foi condenada.
Veja abaixo as duas sentenças:
Tehiana Gomes de Freitas Pataxó foi condenada a 13 anos de reclusão em regime fechado;
Renato Santos Rocha foi condenado a 2 anos de detenção com regime de liberdade e 2 anos e oito meses de suspensão para dirigir.
Segundo a polícia, os dois ingeriram bebidas alcoólicas em um bar na zona rural de Pau Brasil, antes de Renato passar a direção da caminhonete para Tehiana.
LEIA TAMBÉM:
Criança de 8 anos é estuprada e estrangulada pelo vizinho em Salvador
Menino de 4 anos internado após espancamento tem morte cerebral confirmada; suspeitos são mãe e padrasto da criança
Ainda segundo a polícia, a condutora do veículo perdeu o controle e invadiu a calçada, atropelando Enzo Gabriel, que estava ao lado da mãe. Ela e o namorado fugiram com o carro ainda ligado, pressionando o corpo da criança contra a parede de uma casa.
O casal chegou a ser preso, mas depois foi liberado para responder pelo crime em liberdade.
Acidente aconteceu na cidade de Pau do Brasil.
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.