Mais de 12 mil candidatos da região devem prestar a prova do ‘Enem dos Concursos’ no próximo domingo (18)


Na região, a prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) será aplicada em São José dos Campos, Caçapava e Jacareí. Documento original e caneta preta são itens obrigatórios. Imagem de arquivo – Concurso público.
Prefeitura de Bertioga
Mais de 12 mil candidatos do Vale do Paraíba e região devem prestar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, que serão aplicadas no próximo domingo (18), em dois turnos. Todos os candidatos precisam fazer as duas avaliações, de manhã e à tarde.
Na região, as provas serão aplicadas em três cidades: São José dos Campos, Jacareí e Caçapava. Veja quantas pessoas vão prestar o concurso em cada município:
São José dos Campos – 9.140 inscritos
Jacareí – 1.306 inscritos
Caçapava – 2.334 inscritos
Pela manhã, os portões abrem às 7h30, no horário de Brasília (DF). A prova termina às 11h30 e haverá um intervalo, quando os candidatos poderão sair para almoçar. À tarde, os portões reabrem às 13h.
Nos dois turnos, os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova. Quem quiser levar para casa a folha de respostas, para depois conferir com o gabarito as alternativas que acertou, precisa aguardar até os últimos 30 minutos, também em ambos os períodos.
Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.
O candidato deve levar documento original com foto e caneta preta. Além disso, é recomendável levar o cartão de inscrição, água, comida e usar roupas confortáveis.
Confira as principais orientações para a prova do ‘Enem dos Concursos’
Arte g1/Wagner Magalhaes
✍️ Estrutura do exame
De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos. Veja como vai funcionar:
Matutino (2h30 de prova):
nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (15 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (45 questões).
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.
📆 Cronograma
Aplicação das provas: 18 de agosto
Divulgação preliminar dos gabaritos: 20 de agosto
Divulgação das notas finais: 8 de outubro
Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
Divulgação da lista de aprovados: 21 de novembro
Início da convocação para posse: janeiro de 2025
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.