Bolsas da Ásia fecham sem sinal único com baixa leve na China após manutenção de juros

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (25) com perdas leve nos mercados continentais da China e em Hong Kong, após o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) manter a taxa de juros inalterada.

As demais praças na região, porém, conseguiram computar ganhos em meio ao rumo positivo dos futuros em Wall Street.

No continente, o Xangai Composto recuou 0,1%, aos 3.263,76 pontos, após queda de mais de 3% na sexta-feira (22). O Shenzhen subiu 0,4%, a 1.974,89 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,3%, aos 19.178,37 pontos.

As ações chinesas podem enfrentar um ano volátil em 2025, com uma queda potencial de 5% até o final do primeiro trimestre, afirma o UBS Investment Bank Research, apontando para fatores como tarifas comerciais, incerteza política, provavelmente estagnação dos fluxos de varejo e atraso no apoio à política interna.

As incertezas negativas poderão exercer alguma pressão descendente sobre os preços das ações no curto prazo, afirma James Wang, responsável pela estratégia para a China.

No entanto, dado que as empresas cotadas na China se concentram principalmente na economia doméstica, o UBS espera uma combinação de resposta política interna e um efeito de base baixa, juntamente com reformas de governança corporativa, para empurrar o mercado para terminar o ano em território positivo.

“Prevemos que o MSCI China terminará 2025 com um retorno do preço das ações de 5-6% e acreditamos que qualquer retrocesso apresentaria um ponto de entrada mais atraente para os investidores”, diz Wang.

No pregão desta segunda-feira, entre as ações do Hang Seng, a New World Development registrou o maior declínio, caindo 5,6%, seguida pelas ações da BOC Hong Kong, que perderam 4,3%. As ações da Meituan caíram 3,1%.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,3%, a 38.780,14 pontos, impulsionado por ganhos nas ações de empresas de eletrônicos e químicos após dados mostrando solidez da economia dos EUA ampliarem as expectativas sobre crescimento. A Tokyo Electron subiu 4% e a Mitsubishi Chemical, 3,3%.

O Kospi, de Seul, ganhou 1,3%, a 2.534,34 pontos, com ajuda da Samsung Electronics, que subiu 3,4%. Em Taiwan, o Taiex marcou alta de 0,19%, a 22.948,37 pontos.

Oceania

Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, teve alta de 0,3%, a 8.417,60 pontos.

Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham sem sinal único com baixa leve na China após manutenção de juros no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.