Qualidade no atendimento é fator estratégico no mercado

Qualidade no atendimento é fator estratégico no mercado

O fim do ano é uma ótima oportunidade para que as empresas alavanquem suas vendas. Nesta sexta-feira, a maioria dos trabalhadores receberá a primeira parcela do 13º salário e, nas próximas semanas, muitas empresas farão o pagamento de participações em lucros e de bônus aos seus colaboradores. 

Com mais dinheiro circulando no mercado, para aumentar as vendas não basta oferecer produtos de qualidade ou ter uma loja bem localizada. O bom atendimento deve predominar na experiência do cliente. Aliás, isso se confirma em pesquisas, que apontam que 94% dos consumidores afirmam que um bom atendimento é fundamental para que a compra se concretize.

Portanto, a quatro dias da Black Friday e a um mês do Natal, contratar bons funcionários e treiná-los é um investimento que vale a pena. De nada adianta investir em campanhas de marketing, se a comunicação com o público não for das melhores.

É importante que os lojistas se lembrem que clientes não voltam a consumir de locais que ignoram as suas necessidades. Porém, se ficarem contentes com a compra realizada, comentam com pessoas próximas, que ficam curiosas para conhecer a marca e a loja. É a famosa propaganda “boca a boca” que, apesar de subestimada, faz toda a diferença na tomada de decisão.

Eu conversei com consultores de marketing e pedi a eles que me apontassem algumas dicas para que os lojistas curitibanos melhorem o atendimento de seus negócios.

Pois bem, normalmente, a primeira impressão é a que fica, e demora somente meio segundo para os consumidores concluírem algo e julgar se aquilo é agradável ou não. Portanto, no caso das lojas físicas o ideal é orientar os funcionários para estarem sempre disponíveis para os clientes, já que ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido. Além disso, muito cuidado com a estética do local, mantendo tudo sempre limpo e organizado.

Agora, se o negócio for online, o site deve ser rápido e seguro, com meios de pagamentos diversificados e que atendam a todos os tipos de clientes. Todo e qualquer detalhe pode interferir no resultado da compra.

Não existe nada mais desagradável do que um vendedor que não conhece os processos da empresa e demora o dobro do tempo para executar uma tarefa aparentemente simples. Como isso pode ser melhorado?

A primeira ação a ser executada é capacitar e motivar os colaboradores e assim melhorar o atendimento do seu negócio. Além disso, as falhas devem ser identificadas e resolvidas de forma assertiva.

Por exemplo, os vendedores devem estar atentos para atender quem chega, abordando e oferecendo ajuda aos clientes. Caso a ajuda não seja aceita, eles precisam se manter à disposição, com o clássico “estou perto de você, é só chamar”.

Por fim, os processos devem ser automatizados. É claro que a tecnologia impõe desafios, mas também é uma aliada. A automação de processos é uma das principais responsáveis pela agilidade e produtividade nos atendimentos.

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