
O setor do turismo foi impactado no feriado do Dia do Trabalhador no Paraná. A rede hoteleira e outros serviços registraram grandes movimentações. Cerca de 80% das hospedagens de Curitiba estavam ocupadas, segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).
Enquanto em Foz do Iguaçu, a taxa foi de 71%, conforme do Sindicato de Hoteis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis) do município. No Oeste, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindhotéis de Foz, as hospedagens de três estrelas apareceram com 74% de ocupação.
Na sequência, estiveram os resorts do município, também na preferência dos turistas, com taxa de ocupação de 72%. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, destacou que, mesmo com a concorrência do show de Lady Gaga, a cidade estava movimentada.
Os impactos também foram registrados no transporte aéreo. Entre quarta-feira (30) e domingo (4), o Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, contabilizou mais de 74 mil passageiros, entre embarques e desembarques; isso representa um crescimento de 29% no comparativo com o mesmo recorte de 2024, que registrou cerca de 57 mil passageiros.
A linha férrea, que desce a Serra do Mar, chegou a registrar picos de 100% de ocupação, no trecho ligando Curitiba a Morretes, no litoral do estado, com mais de 7 mil passageiros em todo o feriado.
Outras cidades que realizaram eventos e programações reuniram um público estimado em 52 mil pessoas, que aqueceu os serviços ligados ao turismo paranaense.
O estado segue em uma crescente positiva se tratando da rede hoteleira, com registros de quase ocupação total, como no show da cantora internacional Olivia Rodrigo e do feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes.
Reportagem: Tobias Dietterle com supervisão de Cleverson Bravo