Filme independente sobre as Cruzadas explora ho apocalipse com URSA Mini Pro 12K

A Blackmagic Design anunciou que o longa-metragem independente “Joachim and the Apocalypse” foi produzido utilizando um fluxo de trabalho Blackmagic RAW, da filmagem à pós-produção. A câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 12K foi a câmera principal do filme, e a montagem e a finalização foram realizadas no DaVinci Resolve Studio e os efeitos visuais (VFX) no Fusion Studio.

Produzido pela Delta Star Pictures em Roma, o drama histórico estreou recentemente nos EUA no Los Angeles Italia Film Festival após ser sucesso de bilheteria na Itália. Ambientado durante as Cruzadas, o filme acompanha os últimos dias de Joachim de Fiore, um monge e teólogo visionário cujas interpretações do Apocalipse desafiaram a Igreja.

O diretor Jordan River e o diretor de fotografia Gianni Mammolotti, membro da AIC, escolheram filmar o longa com a URSA Mini Pro 12K e a equiparam com lentes Cooke e Xeen para equilibrar a necessidade de uma estética cinematográfica com a praticidade de filmar em locações reais.

“Apesar de filmar digitalmente, a câmera produziu uma imagem orgânica com incrível profundidade de cor e uma leve modulação nos realces”, disse Mammolotti. “Em vez de montar sets caros, optamos por locações medievais autênticas. Filmamos em vilarejos da Calábria e do Lazio, em mosteiros cistercienses e em paisagens remotas cheias de neve para captar uma mistura de natureza com história”, continuou.

A jornada espiritual do protagonista ganhou vida na pós-produção pelo editor Alessio Focardi, em colaboração com o supervisor de efeitos visuais Nicola Sganga e o colorista sênior Ivan Tozzi. “Com 60 terabytes de filmagens da câmera e do drone, a organização foi essencial para gerenciar o processo criativo e evitar qualquer gargalo técnico”, explicou Focardi.

“Ingerimos tudo diretamente no pool de mídia do DaVinci Resolve e otimizamos a reprodução usando proxies em formato de log criados com o Proxy Generator da Blackmagic. Ao organizar as Repartições Inteligentes por meio de etiquetas de metadados, pudemos organizar as imagens com eficiência, gerenciando o processo criativo sem gargalos técnicos”, observou.

Trabalhando entre Florença e Roma, a equipe de pós-produção contou com um fluxo de trabalho de colaboração remota. “Usamos discos duplos para trabalhar em tempo real em diferentes locais. Graças a isso, pudemos exportar versões para revisão e aprovação como se estivéssemos todos na mesma sala”, disse Focardi.

“Precisávamos avaliar o impacto visual de certas sequências imediatamente, e a pré-visualização da LUT no DaVinci Resolve nos ajudou a alinhar as filmagens com a atmosfera pretendida antes de passarmos para a gradação final”, acrescentou.

“Na hora de revincular a linha de tempo com nossos arquivos Blackmagic RAW, não foi necessário exportar os arquivos XML. Bastou vincular diretamente para a mídia original da câmera, e o projeto estava pronto para correção de cores e finalização”, ressaltou Focardi.

Traduzir as visões místicas de Joachim em sequências visuais foi um dos desafios mais fascinantes do filme, de acordo com Sganga.

“Com mais de 250 planos de efeitos visuais, uma das sequências mais ousadas foi uma batalha metafísica com um dragão de sete cabeças”, explicou. “Criamos a criatura em CGI com um rig esquelético complexo e usamos o espaço de trabalho 3D do Fusion para combinar modelos 3D pré-renderizados, filmagens de ação ao vivo e efeitos em tempo real.”

Fotogrametria e escaneamento 3D foram usados posteriormente ​​para recriar o covil do dragão. “O Chaveador Delta do Fusion ajudou a preservar detalhes sutis, como cabelo, pele e texturas de tecido”, observou Sganga.

Na gradação de cores, foi fundamental manter a coesão visual entre os diversos ambientes. “Usamos o DaVinci Wide Gamut para recuperar detalhes nos realces e a Cor Falsa para gerenciar a exposição no set”, disse Tozzi. “À medida que a jornada de Joachim se torna mais sombria, a paleta muda para tons mais frios e austeros para refletir sua transformação interior.”

Distribuído em DCP 4K para lançamento nos cinemas, a masterização final do filme foi concluída no DaVinci Resolve Studio.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

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