Fortes chuvas em Salvador: uma pessoa segue desaparecida após deslizamento

Uma pessoa ainda segue desaparecida, após ficar soterrado em um deslizamento de terra de grandes proporções ser registrado nesta quarta-feira (27), em razão das fortes chuvas que atingiram a capital Salvador (BA) nos últimos dias.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas continuam, na manhã desta quinta-feira (28), em Saramandaia, bairro localizado na capital baiana. Ao menos 60 bombeiros militares foram mobilizados para a ação.

“A área está bastante instável e com solo encharcado, o que requer cuidado dos bombeiros e uma avaliação constante do cenário. A retirada da lama acontece manualmente”, ressaltaram os bombeiros, em nota. Veja imagens das buscas:


Nesta quarta-feira (27), outras três pessoas, entre elas uma criança, foram resgatadas com vida, no mesmo local. A corporação afirma que, na região, ocorreram dois deslizamentos de terra.

Um dos deslizamentos, em Saramandaia, resultou em quatro vítimas, sendo uma delas o rapaz que segue desaparecido. Já em um bairro próximo, em Pernambués, outra ocorrência similar foi registrada e provocou a morte de uma pessoa.

Volume de chuva

Segundo a Climatempo, em novembro, Salvador registrou um volume de precipitações que superou em mais de 100% a média histórica para o mês, registrando 219,5 mm de chuva, superando a média mensal em apenas uma semana e causando transtornos e prejuízos para a população.

Ocorrências

Na noite da última terça-feira (26), outra ocorrência em razão das chuvas foi registrada. Um casarão tombado na região da Baixa dos Sapateiros, um dos centros históricos de Salvador, desabou. Felizmente, não houve vítimas, mas o incidente causou a interrupção do fornecimento de energia na região e a evacuação de edificações vizinhas.

As famílias estão recebendo suporte de equipes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou mais de 116 solicitações de emergência desde a meia-noite, incluindo deslizamentos, desabamentos, queda de árvores e ameaças de novas ocorrências.

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou sua solidariedade nas redes sociais para as famílias impactadas pela chuva. A última vez que a capital registrou vítimas fatais em decorrência de chuvas intensas foi há 4 anos.

Previsão do tempo

Segundo a Climatempo, para os próximos dias, Salvador permanece em alerta. A quarta-feira (27) será marcada por fortes temporais, com maior intensidade nas áreas indicadas em vermelho no mapa de risco. A partir de quinta-feira (28), a tendência é de melhora, com previsão de chuvas mais leves e isoladas. O sol deve começar a aparecer no fim da semana, indicando um período de estabilidade.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fortes chuvas em Salvador: uma pessoa segue desaparecida após deslizamento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.