Xará de Silvio Santos, Senor Abravanel esteve com o apresentador, que falou sobre ‘DNA’ e o apelido ‘Cenoura’


Senor Abravanel é morador de Praia Grande (SP) e participou do programa de Silvio Santos em 2014. Na ocasião, o comunicador comentou ter sido alvo de piadas na infância devido ao nome. A mesma situação foi vivida pelo fã, que arrancou risos do apresentador. Senor Abravanel ganhou nome em homenagem a Silvio Santos
Um morador de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem algo em comum com o maior apresentador da TV brasileira: eles são xarás. Senor Abravanel Marnes Sellen Triumpho, fã de carteirinha de Silvio Santos, que morreu no último sábado (17), o conheceu pessoalmente há dez anos. Na ocasião, o comunicador brincou sobre fazer um exame de DNA (assista acima).
“Eu acho que o Silvio Santos é o Silvio Santos, né? Independente de ter o nome dele ou não, quem que não fica abalado? É uma história da televisão. É o cara que mais teve programa, o cara que mais apareceu. É ícone, é mito, não tem jeito”, disse ao g1.
O publicitário de 42 anos contou que o nome foi escolhido pelo pai, que é cantor, costumava se apresentar em programas televisivos e admirava o dono do SBT.
O garoto cresceu sendo chamado de ‘Cenoura’ devido à pronúncia das palavras ‘Senor Abravanel’, uma após a outra. Nem mesmo o apelido na infância, porém, tirou o orgulho que sentia em ostentar o mesmo nome do ídolo.
Senor Abravanel e Silvio Santos, cujo nome verdadeiro é Senor Abravanel
SBT/Divulgação
Leia também
FOTOS: Conheça o luxuoso hotel em que Silvio Santos investiu R$ 150 milhões;
GUARUJÁ: Conheça os pratos preferidos de Silvio Santos: Camarão à biquini e scarpa especial;
RECORDAÇÃO: Aposentada relembra com emoção o dia em que ganhou uma casa de Silvio Santos: ‘Espírito alegre’;
CASAMENTO: Lancha, acesso restrito e mariscos: Saiba como Silvio Santos conheceu Íris Abravanel
‘Falou que ia fazer DNA’
Documento de identidade de Senor Abravanel, morador de Praia Grande (SP)
Arquivo pessoal
Em 2014, Senor teve a oportunidade de se apresentar no Exame de Calouros, no Programa Silvio Santos, e lá foi apresentado oficialmente a Silvio.
Brincalhão, o Senor mais velho questionou até mesmo a data de nascimento do xará, que é próxima da dele. Enquanto o morador de Praia Grande nasceu em 15 de dezembro, Silvio nasceu no dia 12 do mesmo mês.
“Fui lá e foi muito hilário, foi muito legal. Ele brincou, falou que ia fazer DNA, que não é possível ele ter um filho homem. Do jeito dele, descontraído”, recordou o morador da Baixada Santista.
Ao g1, Senor disse que já conhecia o funcionamento dos bastidores, mas foi recepcionado muito bem por Silvio assim que pisou no palco. “Quando eu cheguei ali, ele me deixou super à vontade e foi totalmente diferente. Ele falou, falou, falou, e eu falava. E foi tudo ‘top'”, recordou.
Assim como ganhou o apelido de Cenoura na infância, ele descobriu que Silvio enfrentou o mesmo dilema. “Isso o Silvio comentou no palco também, que ele não gostava do nome Senor Abravanel […]. Ele sofria muito bullying, chamavam ele de ‘Cenoura’, ‘Cenourinha’. Aí eu falei para ele lá no programa: ‘eu também’. E ele caiu na risada”.
Senor Abravanel conheceu o apresentador no palco do programa
SBT/Divulgação
Tentativa de encontro anterior
Antes de participar do programa de Silvio Santos, Senor contou já ter se organizado para promover o encontro com o apresentador no estúdio do Jassa, cabelereiro do Rei da TV.
Senor chegou a marcar um horário no salão de Jassa: “Na verdade, eu me informei com outros amigos, colegas de televisão, qual dia ele costumava ir. Falaram que era numa terça […]. Eu liguei lá e falei: ‘quero cortar o cabelo’. Foi muito engraçado”, lembrou.
Cabeleireiro Jassa postou foto com Silvio Santos para homenagear cliente que virou amigo
Reprodução/Arquivo pessoal
A atendente do salão passou o valor do corte e Senor brincou dizendo que queria um horário com Jassa. Ele ainda solicitou que o procedimento estético fosse realizado na presença de Silvio Santos.
Quando o grande dia finalmente chegou, o cabeleireiro informou que havia atendido Silvio naquele dia, mas na casa do comunicador. “Eu não consegui encontrar o Silvio, mas foi uma experiência bacana”, brincou.
De onde surgiu ‘Silvio Santos’?
Silvio Santos
Reprodução Jornal Nacional
Silvio nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Ele é filho dos imigrantes Alberto Abravanel, de Salônica (Grécia), e de Rebeca Caro, de Esmirna (Turquia).
Durante o programa “Show de Calouros”, em fevereiro de 1988, ele revelou que a origem de seu nome está ligada ao estadista e filósofo dom Isaac Abravanel.
“É Senor porque eu sou dom. O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos Isabel e Fernando para a Espanha. Era o dom Isaac Abravanel”, afirmou.
Segundo Silvio, o dom consertou as finanças da Espanha. “Depois, quando chegou a Inquisição, os reis católicos Fernando e Isabel disseram: ‘Você fica e o seu povo, o povo judeu, vai’. Ele falou: ‘Não, o povo judeu vai e eu vou junto’. E foi para Salônica, na Grécia”, explicou Silvio Santos.
O biógrafo de Silvio, Fernando Morgado, contou em entrevista à TV Globo que Senor Abravanel decidiu criar o nome artístico para continuar participando, e ganhando, programas de calouros na rádio, quando era jovem.
“[O nome Silvio Santos] nasceu de maneira inusitada. Silvio participava de concursos de calouros na rádio. Ele começou a ganhar muitos desses concursos, em série, e ficou muito visado. Então, com um nome muito diferente, Senor Abravanel, ele era reconhecido e começou a ser banido dos concursos. Aí veio a ideia de se chamar Silvio Santos”.
Morgado contou que o nome “Silvio” veio porque a mãe o chamava assim, e “Santos” veio da cabeça dele. “Um dia, ao preencher uma ficha, ele conta que o nome veio da cabeça dele, porque disse que ‘os santos ajudam’. O que é curioso, porque Silvio Santos era judeu.”
Morte de Silvio Santos
Silvio morreu na madrugada de sábado e foi enterrado na manhã deste domingo (18). Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
O apresentador nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.