Cruzeiro enfrenta o Vitória por reação e para evitar pior sequência da “era Seabra”

Depois de perder para o Boca Juniors no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro vira a chave para o Campeonato Brasileiro.

O time celeste enfrenta o Vitória nesta segunda-feira (19), às 20h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada, com a missão de se recuperar na temporada.

A equipe de Fernando Seabra não vence há três jogos. Nas últimas partidas, perdeu para Fortaleza (2 a 1), Boca Juniors (1 a 0), e empatou com o Atlético (0 a 0).

Por isso, o Cruzeiro busca uma retomada para evitar a pior sequência desde que o treinador assumiu o comando do time.

Com Seabra como treinador principal, o Cruzeiro nunca ficou quatro jogos sem vencer. O maior jejum do treinador é o atual, com três partidas.

Uma série igual ocorreu “há um turno”, entre 17 e 23 de abril, quando o time empatou com o Fortaleza, perdeu para o Atlético e empatou com o Unión La Calera-CHI.

Para voltar às vitórias, Fernando Seabra afirma ter a receita. O treinador entende que precisa encontrar alternativas para variar mais o jogo e surpreender os adversários.

“Precisamos sempre ter variação, precisamos evitar que nosso jogo fique manjado. Sobretudo, com o crescimento que tivemos, os adversários têm se esforçado o bastante para neutralizar o nosso jogo. Eles vêm preparados para diferentes planos que já apresentamos”, disse, após a derrota para o Boca Juniors, na Argentina.

Na tabela

Os times estão em situações opostas no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro ocupa a sétima posição, com 36 pontos em 21 jogos, e briga por vaga na Copa Libertadores de 2025 – até então, conseguida somente pelos seis primeiros.

Já o Vitória tenta se recuperar no Brasileirão. O time rubro-negro abre a zona de rebaixamento para a Série B do Brasileiro de 2025, na 17ª posição, com 21 pontos em 22 jogos.

O Cruzeiro

A partida do Cruzeiro contra o Vitória acontece três dias antes do jogo com o Boca Juniors, na volta das oitavas de final da Sul-Americana. Por isso, Fernando Seabra deve poupar jogadores no duelo com a equipe baiana.

Para ir às quartas de final da Sul-Americana, o Cruzeiro terá que vencer o Boca Juniors por dois gols de diferença, já que perdeu a partida de ida por 1 a 0, na Bombonera.

Pensando nessa decisão, Seabra vai descansar alguns jogadores que estão com alta sequência de partidas. O lateral-direito William, por exemplo, sequer foi relacionado. O lateral-esquerdo Marlon, e o meia-atacante Matheus Pereira, são outros que podem ser poupados.

Não será surpresa se outros atletas considerados titulares também ficarem fora do jogo em Salvador.

O Vitória

Depois de perder o clássico contra o Bahia, o Vitória quer retomar sua fuga da zona de rebaixamento. Com seis pontos conquistados, o Rubro-Negro baiano faz uma campanha de recuperação no returno.

Entre os bons resultados conquistados pelo time comandado por Thiago Carpini, estão uma vitória sobre o Palmeiras, fora de casa, e uma sobre o Cuiabá, no Barradão. É dentro de casa, inclusive, que o time busca melhorar sua campanha.

Desde o início do Brasileirão, o Leão marcou apenas 13 pontos dentro de seu estádio, que era o grande trunfo da equipe antes da competição, e está entre os piores mandantes.

Para o duelo com o Cruzeiro, o Vitória tem dois desfalques confirmados. O técnico Thiago Carpini, expulso contra o Bahia, e o volante Willian Oliveira, que acumulou três cartões amarelos, estão suspensos. Quem comandará o time na beira do campo será o auxiliar Estephano Dijan.

Mudanças no Vitória

O meia Pablo contraiu catapora ao longo da última semana e também deve desfalcar o Leão.

Por outro lado, o meia Matheuzinho, principal destaque do time na temporada, está de volta. O camisa 30 cumpriu suspensão diante do Bahia. O volante Caio Vinícius, recuperado de lesão, também retorna.

As dúvidas ficam por conta do volante Ricardo Ryller, do atacante Everaldo e do lateral-esquerdo Patric Calmon, que não participaram de alguns treinamentos ao longo da semana.

Neris e Machado poderão jogar?

Contratados recentemente pelo Vitória junto ao Cruzeiro, o zagueiro Neris e o volante Filipe Machado poderão jogar na próxima segunda. Isso porque os dois foram adquiridos em definitivo pelo clube baiano, que confirmou a informação na última segunda-feira (12).

Vitória x Cruzeiro

Vitória

Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Léo Naldi), Luan Santos, Filipe Machado e Matheuzinho; Osvaldo e Janderson (Alerrandro). Técnico: Estephano Dijan.

Cruzeiro

Cássio; Lucas Romero (Ramiro), Jonathan Jesus (João Marcelo), Lucas Villalba e Kaiki (Marlon); Walace, Lucas Silva (Ramiro), Matheus Henrique e Álvaro Barreal; Arthur Gomes (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

  • YouTube
  • Tiktok
  • Instagram
  • Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cruzeiro enfrenta o Vitória por reação e para evitar pior sequência da “era Seabra” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.