Pimentel anuncia todo o secretariado da nova Prefeitura de Curitiba

Pimentel anuncia todo o secretariado da nova Prefeitura de Curitiba

O prefeito diplomado de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou nesta sexta-feira (20) os últimos nomes do primeiro escalão da equipe de governo para o mandato de 2025 a 2028.

Os 14 novos secretários e presidentes de autarquias foram escolhidos com foco na eficiência, inovação e continuidade de projetos para fortalecer os serviços municipais e a qualidade de vida na capital. A apresentação dos integrantes completa o quadro de gestores que terão a missão de colocar em prática as propostas do plano de governo, aprovado nas urnas por 57,64% da população, com 531.029 votos.

Seguindo os mesmos critérios dos primeiros indicados, o restante da equipe é composta por homens e mulheres de diferentes áreas, do setor público e privado, com perfil técnico e alinhados ao compromisso de uma administração inovadora, eficiente, sustentável, democrática, igualitária,transparente e voltada ao cuidado das pessoas e ao desenvolvimento.

“Hoje anunciamos a equipe completa que, ao meu lado e do vice-prefeito Paulo Martins (PL), vai transformar nosso plano de governo – aprovado pela população – em ações e obras. Com dedicação, responsabilidade, união e sinergia entre integrantes mais jovens e os mais experientes, nosso compromisso é manter o que já funciona bem em Curitiba e avançar com qualidade no que ainda pode ser aperfeiçoado, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirma Pimentel.

Saiba quem são os novos indicados:

Almir Bonatto, Secretário Municipal de Urbanismo (SMU)

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Gestão Pública e Pós Graduação em Saúde Pública. Servidor municipal de Curitiba há 30 anos, atualmente é assessor técnico no gabinete do vice-prefeito e prefeito eleito para a gestão 2025-2028, Eduardo Pimentel. Atuou como chefe de Serviço de Controle de Efluentes Sanitários (1994-1999) e em cargos estratégicos na Secretaria de Obras Públicas como chefe de Divisão de Obras Especiais (2001-2003), gerente de Conservação do Distrito de Galerias (2003-2004) e diretor do Departamento de Obras de Saneamento (2005-2006). Foi chefe de Apoio Técnico no Gabinete do Secretário de Obras (2006-2007), assessor técnico no Departamento de Estradas e Rodagem DER/SEIL-PR (2013-2016), e Superintendente de Obras Urbanas na Secretaria de Obras Públicas (2017-2019).

Daniele Regina dos Santos, Secretária Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP)

Daniele Regina dos Santos é economista com 32 anos de competente dedicação ao serviço público. Possui MBA em Gestão Pública e pós-graduações em Gestão Administrativa e Tributária, Economia de Empresa e Comércio Exterior. Sua bem-sucedida carreira no município de Curitiba inclui atuações como superintendente Executiva de Educação, de Administração e Planejamento, e da Secretaria de Governo Municipal. Atualmente, na gestão do prefeito Rafael Greca e Eduardo Pimentel, eleito prefeito, ocupa o cargo de superintendente Executiva da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Euler de Freitas Silva Junior, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)

Natural de São Paulo, Euler se estabeleceu em Curitiba em 1995, a convite do Grupo Positivo, para ser professor titular de Física. Formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, iniciou o mestrado em Ciências Cognitivas e é autor de obras sobre Empreendedorismo, Educação e Liderança. Foi também autor de coleção de Ciências aprovada pelo MEC. Eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020 e 2024, Euler se destaca pela defesa de propostas de transparência e eficiência na administração pública. Sua atuação parlamentar é pautada nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

José Luiz Velloso, Presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT)

Com uma trajetória política e profissionalconsolidada, José Luiz Velloso foi secretário de Saúde e Turismo de Antonina, onde desempenhou um papel fundamental para que o município fosse incluído no programa PAC Cidades Históricas, fortalecendo o turismo local e preservando seu rico patrimônio histórico-cultural. Jornalista e publicitário, Zé Luiz preside o PL Jovem Paraná e tem se destacado como uma das principais lideranças emergentes da sigla.

Leverci Silveira Filho, Secretário Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN)

Biólogo e especialista em conservação da biodiversidade, atuou como professor na rede pública de ensino fundamental e médio, além de ter sido secretário nos municípios de Quatro Barras e Piraquara. Com experiência no terceiro setor, foi agente de Desenvolvimento pelo Sebrae-PR, liderando projetos na área. Trabalhou na Unilivrecom cursos de qualificação e integrou o Conselho de Desenvolvimento do Litoral Paranaense. No Governo do Estado do Paraná, contribuiu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. É secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana desde 2021, quando a pasta foi criada com o principal objetivo de articular o desenvolvimento integrado metropolitano. É mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Luiz Fernando Jamur, Secretário Municipal de Obras Públicas (Smop)

Luiz Fernando de Souza Jamur é referência técnica da Prefeitura de Curitiba, com 40 anos de serviços dedicados à gestão, urbanismo e planejamento da cidade. Engenheiro Civil formado pela PUCPR, é pós-graduado em Ciências Políticas, com especialização em Gestão Pública e MBA em Gestão de Cidades. Ingressou na Prefeitura em 1984, como estagiário na Secretaria Municipal de Obras Públicas. Ocupou cargos estratégicos como secretário do Urbanismo (2002-2004; 2005-2010), secretário do Governo (2010-2012; 2017 -2024) e também no Governo do Paraná foi diretor-geral da Paraná Edificações (2013-2016). Desde 2017, presidiu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) onde coordenou a revisão e atualização da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação Solo e dos Planos Setoriais e Regionais que compõem o Plano Diretor, além de ter orientado projetos de requalificação urbana em diversas áreas e um grande legado de projetos estruturantes, nas áreas socioambiental e de mobilidade.

Marli Teixeira Leite, Secretária Municipal da Mulher e Igualdade Racial (Smir)

Marli Teixeira Leite ocupa o cargo de assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, função que desempenhou com destaque na gestão do prefeito Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Formada em Educação Física pela PUCPR, possui especialização em Marketing Esportivo pela Faculdade Gama Filho e em Administração e Políticas Públicas pela PUCPR. Servidora municipal desde 1988, atuou como professora, coordenadora, gerente e chefe de núcleo. Nos anos 1980, presidiu o Grupo de União e Consciência Negra, sendo uma figura central dos movimentos negros de Curitiba. Em 2002, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdade Febraica e pela Ordem dos Capelãesdo Brasil. Marli é comprometida com o esporte social, os direitos humanos e o fortalecimento das comunidades.

Thiago Bonagura, Secretário Municipal Extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba

Formado em Jornalismo e Letras, nascido em Curitiba e criado em São José dos Pinhais, Thiago Bonagura atuou por 10 anos como diretor de Comunicação e Cerimonial na Prefeitura de Pinhais. Foi chefe de Gabinete do Deputado Federal Luizão Goulart (2018-2022), com a responsabilidade de tramitar emendas e projetos junto aos municípios. Contribuiu com a criação da Amsulep (Associação dos Municípios da Região Suleste), integrou a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana) e foi superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Assumiu a presidência municipal do partido Solidariedade. Acumula vasta experiência nos poderes executivo e legislativo, estadual e federal, além de atuar no setor privado com produção de jornais específicos para a Região Metropolitana.

André Baú, Presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)

Bacharel em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Marketing e Vendas. André Baú tem uma sólida carreira com 40 anos de experiência na Caixa Econômica Federal (CEF), onde atuou até julho de 2024. Ao longo da trajetória, exerceu diversas funções estratégicas e de liderança, destacando-se na gestão de equipes, desenvolvimento de projetos e melhoria de processos. Atuou em áreas como atendimento a clientes, expansão da rede de agências, canais lotéricos e habitação, sempre com foco em excelência, resultados e inovação. Ocupou cargos de Gerente Regional (2006-2011), Gerente Regional de Canais e Atendimento (2011-2018), Gerente Regional de Habitação (2018-2020), Superintendente Executivo de Habitação (2020-2021) e Superintendente Executivo de Varejo (2021-2024).
 
Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)
Arquiteta e urbanista, mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE/FGV, com especialização em gestão estratégica e projetos pela FGV e pós-graduação no Master em Liderança e Gestão Pública – MLG do CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. É servidora de carreira do Ippuc. Experiência em planejamento urbano, legislação de uso e ocupação do solo, e gestão de projetos multisetoriais com participação comunitária. Atua na captação de recursos nacionais e internacionais, elaboração de planos de investimento e relatórios estratégicos. Atualmente é assessora de Investimento no Ippuc,onde aprovou cerca de US$ 285 milhões para projetos de mobilidade e clima. Integra a Rede Mulheres em Movimento, o Fórum de Economia Verde do C40 e o Comitê de Dados Abertos de Curitiba, além de ter participado do Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades.
 
Dario Paixão, Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
Dario Luiz Dias Paixão é doutor em Gestão do Turismo Sustentável, mestre em Turismo Internacional e especialista em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Estratégica. Bacharel em Administração e Turismo, é o atual presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação desde junho de 2023 e secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba. Iniciou sua trajetória na Prefeitura como diretor da Escola de Administração Pública e coordenador das pós-graduações do Imap. Também foi professor na UFPR e coordenador acadêmico na Universidade Positivo.
 
José Lupion Neto, Presidente da Curitiba S.A
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), José Lupion Neto tem ampla experiência no setor público e privado. Iniciou sua carreira como técnico no Centro de Desenvolvimento Industrial (Cendi) de 1980 a 1987. Trabalhou na iniciativa privada entre 1987 e 1998, nas áreas madeireira e agropecuária. Foi presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) de 1999 a 2003 e vice-presidente de entidades do setor. Atuou na Prefeitura de Curitiba entre 2003 e 2012, passando por diversas funções, como superintendente da Secretaria de Governo, chefe de gabinete e presidente do Instituto Curitiba de Saúde. Também presidiu o Conselho da Compagas, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba, a Cohab (2017-2024).
 
Marina Bueno, Presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS)
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Marina Bueno tem residências em Clínica Médica no Hospital Angelina Caron e em Geriatria pelo Hospital de Clínicas da USP de Ribeirão Preto (SP). Também tem especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como diretora Técnica do Hospital Municipal do Idoso entre 2019 e 2020. Iniciou sua trajetória no Instituto Curitiba de Saúde – ICS como diretora de Atenção Primária à Saúde, de 2021 a 2024, onde também recebeu o cargo de diretora de Assistência à Saúde, de 2022 a 2024. Em agosto deste ano, assumiu a presidência do ICS.
 
Marino Galvão Júnior, Presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC)
Formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializado em Commediadell’arte pela Scuola Internazionale del’AttoreComico, na Itália. É mestre em Gestão do Espetáculo pela SDA Bocconi de Milão, em parceria com o Piccolo Teatro e Accademia Teatro Scala. Ator, diretor de produção e diretor teatral, participou em 2016 do 1º IFA – International Festival Academy, em Edimburgo, e do International Visitor Leadership Program (IVLP), nos EUA. Desde 2015 é diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável por diversos projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.
 
  
Pimentel iniciou a montagem da equipe em novembro

Desde o fim de novembro, o prefeito diplomado de Curitiba, Eduardo Pimentel, começou a montar o seu secretariado para a gestão 2025-2028.

O vice-prefeito Paulo Martins foi confirmado como o próximo secretário de Desenvolvimento Econômico.
O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos) será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Médica com 20 anos de experiência e servidora de carreira do município, Tatiane Filipak será a nova secretária municipal de Saúde. O advogado Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, especializado em gestão de políticas públicas na área educacional, irá assumir a Secretaria Municipal de Educação.

Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, entre 2017-2021, Vitor Puppi volta ao comando da pasta a partir de 2025. Puppi também assumirá a Secretaria Extraordinária de Parcerias e Concessões, que será criada no começo ano, sem cargo e com prazo de vigência de 90 dias. A secretaria terá a função de estruturar um novo órgão possivelmente uma Sociedade de Economia Mista para tratar de possíveis concessões e parcerias público-privadas (PPPs).

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elisandro Pires Frigo, será o secretário municipal de Administração. O delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Rafael Ferreira Vianna, será o novo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.

O jornalista Marc Sousa irá assumir a Secretaria Municipal da Comunicação Social e a Fundação de Ação Social (FAS) será presidida por Renan de Oliveira Rodrigues, servidor público de carreira do órgão.

Pimentel também anunciou a manutenção de nomes da atual administração: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; e o superintendente da Guarda Municipal, Celso dos Santos.
A atual secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, aceitou o convite para assumir a presidência do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
 
Sobre os demais nomes já confirmados na gestão Eduardo Pimentel desde início de novembro:
 
Paulo Eduardo Martins, Vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico
Paulo Eduardo Martins (PL), jornalista e político com experiência pública também assume o cargo de vice-prefeito da capital a partir de 2025, acumulando funções estratégicas na condução de políticas para fortalecer o crescimento econômico da cidade. Com dois mandatos como deputado federal pelo Paraná (2015-2023), destacou-se na defesa da liberdade de expressão, desburocratização e fortalecimento do setor produtivo, além de integrar comissões importantes, como a de Constituição e Justiça. À frente da nova secretaria, Martins será responsável por atrair investimentos e gerar empregos, reforçando o compromisso da gestão com o crescimento sustentável e a modernização econômica da cidade.
 
Marcelo Fachinello, Secretário do Governo Municipal
Gestor público e jornalista esportivo, Marcelo Fachinello (Podemos), já atuou nas secretarias estadual e municipal de esportes, além do Instituto Curitiba Turismo. Na iniciativa privada, possui experiência em veículos renomados como as rádios CBN e Transamérica, os jornais O Estado do Paraná e Metrô, e a TV Paraná Turismo.

Eleito vereador de Curitiba em 2021, Fachinellopresidiu a Câmara Municipal no biênio 2023/2024, período em que implementou o programa de compliance no legislativo, reconhecido com o Selo Diamante de Transparência pelo Tribunal de Contas do Paraná. Em 2024, foi reeleito vereador com 10.812 votos, sendo o mais votado entre os reeleitos, e assumirá seu segundo mandato na legislatura de 2025/2028.
 
Tatiane Filipak, Secretária municipal de Saúde
Médica com 20 anos de experiência, Tatiane Filipaktem uma trajetória consolidada na área clínica e gerencial, com 19 anos dedicados à Saúde Pública de Curitiba. Iniciou sua atuação em serviços de urgência e emergência da Prefeitura e também integrou o serviço de endocrinologia do Exército. Servidora concursada há 10 anos pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), foi responsável pela coordenação médica de UPAs e liderou projetos estratégicos como a abertura da UPA Tatuquara, do CAPS Tatuquara e da Unidade de Estabilização de Psiquiatria. Atualmente, é diretora de Atenção à Saúde da FEAS, gerenciando processos assistenciais no Hospital Municipal do Idoso, Centro Curitibano de Atenção Especializada (CCAE), Centro Médico Comunitário Bairro Novo, Serviço de Atenção Domiciliar e outras unidades da fundação. Com formação em MBA Executivo em Saúde, participou de programas de Educação para Gestores pela ESIC Internacional e é certificada como Master Business in Coaching.
 
Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, Secretário municipal de Educação
O advogado Jean Pierre Geremias de Jesus Neto alia ampla experiência jurídica, administrativa e em gestão de políticas públicas, especialmente na área educacional. Foi diretor jurídico da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (2021 – 2022), gerenciando equipes e projetos legislativos, participando da criação de leis e de programas.  Em 2022, foi superintendente do Serviço Social Autônomo Paranaeducação. Presidiu, entre 2023 a 2024, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), do Estado de São Paulo, onde foi responsável pela gestão estratégica e entrega de 2.000 obras educacionais, como creches e escolas, entre elas a Escola Plinio em nova metodologia construtiva. Especialista em Direito Tributário e Ambiental, Jesus Neto tem mestrado em Gestão de Projetos pela Escola de Negócios de Barcelona. Atualmente, presidia o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA).
 
Vitor Puppi, Secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
Vitor Puppi foi secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba (2017-2021). Foi responsável pela implementação do Plano de Recuperação Fiscal da cidade no início de 2017. Além do saneamento financeiro e orçamentário, o trabalho de Puppi fez de Curitiba um exemplo nacional de responsabilidade fiscal e capacidade de investimento seguro por parte da administração municipal. Puppi criou, ainda, um fundo anticrise inédito no país, para ser usado em situações de emergência, como em caso de catástrofes climáticas, e que, logo em seu primeiro ano de existência, foi fundamental para garantir os recursos necessários ao combate da covid-19. Puppi é advogado licenciado no Brasil e na Califórnia e também procurador do Estado do Paraná. Ex-diretor geral da Secretaria da Fazenda do Estado e ex-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças (ABRASF), Puppi possui mestrado pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA).
 
Elisandro Pires Frigo, Secretário municipal de Administração
Elisandro Pires Frigo é graduado, mestre e doutor em Engenharia. É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No Governo do Estado do Paraná, atuou como coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e foi diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Em julho de 2020, Frigo assumiu o cargo de diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) e em abril de 2022 foi nomeado secretário de Estado da Administração e da Previdência do Paraná, cargo que ocupou até maio de 2024, quando assumiu a função de superintendente geral de Governança de Serviços e Dados da Casa Civil do Paraná. Frigo tem sólida experiência em gestão pública, transformação digital, governança de dados e planejamento estratégico, com uma forte capacidade de liderar equipes e promover a inovação e a modernização dos processos governamentais.
 
Beatriz Battistella Nadas, Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
Beatriz Battistella Nadas tem dedicado toda a sua vida profissional ao serviço público de Curitiba. Cirurgiã-dentista, formada pela UFPR, em 1982, é, desde 1986, servidora pública da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, tendo atuado com protagonismo na implementação do prontuário eletrônico em Curitiba (1999), do aplicativo Saúde Já Curitiba (2017) e na resolução de problemas durante a pandemia do covid-19.  Já exerceu as funções de Superintendente no IMAP e de supervisora de Distrito Sanitário, Diretora e Superintendente Executiva na SMS. Atualmente é a Secretária Municipal da Saúde de Curitiba. Com Especialização em Gestão da Clínica nas Redes; Gestão de Assuntos Públicos; Saúde Coletiva; Odontopediatria; Saúde Baseada em Evidências e Mestrado em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde, já atuou também como docente de nível superior na Universidade Evangélica Mackenzie.
 
Rafael Ferreira Vianna, Secretário municipal de Defesa Social e Trânsito
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor e mestre em Direito/Ciências Jurídico-Criminais, Rafael Ferreira Vianna é delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Atualmente, é o diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC). Já foi diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP), coordenador do Centro de Operações Conjuntas e do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança do Paraná (SESP), secretário executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), chefe do Grupo Auxiliar de Planejamento da PCPR (GAP) e assessor civil da SESP.  Ainda foi delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas e do Alto Maracanã, Colombo. Participou do InternationalVisitor Leadership Program (IVLP), do Departamento de Estado Americano. É professor universitário e possui seis livros publicados na área de direito penal, criminologia e segurança pública, além de diversos artigos científicos.
 
Celso dos Santos, Superintendente da Guarda Municipal
A história de Carlos Celso dos Santos Junior se mescla com o surgimento, construção e consolidação da Guarda Municipal de Curitiba. Integrante da primeira turma a ser formada pela corporação em 1988, Celso, como é conhecido, é o atual superintendente da Guarda Municipal. Ele também se tornou o primeiro profissional de carreira a assumir a direção de uma Guarda Municipal de capital no País, no início dos anos 2000. Celso teve como seu primeiro posto de trabalho o terminal Guadalupe, passando também pela Praça Osório, Passeio Público e núcleos regionais. A atuação de Celso ficou marcada ainda por um episódio logo no seu primeiro ano de trabalho, quando numa reintegração de posse saiu ferido – ele e outros colegas – após confronto com invasores. Um colega morreu e outro ficou tetraplégico, ao cumprir seus deveres em prol da segurança pública de Curitiba. Formado em Administração, Celso é pós-graduado em Segurança Pública, Gerenciamento e Planejamento Estratégico, além de Ciências Políticas.
 
Marc Sousa, Secretário municipal da Comunicação Social
Marc Sousa é jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná e bacharel em Direito pela UniCuritiba. Ele foi repórter da Rede Massa, RICtveRecordTv-São Paulo. Marc também foi âncora na BandNews Curitiba e Jovem Pan Paraná. O jornalista ainda ajudou a implantar e coordenou o jornalismo da Rede Jovem Pan News no estado. Atuou como colunista do portal ric.com.br e revista TopView.
 
Renan de Oliveira Rodrigues, Presidente da FAS
Servidor público de carreira da Fundação de Ação Social (FAS), onde atualmente exerce o cargo de diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues já desempenhou funções de coordenação e assessoria no órgão municipal.  Ele tem experiência em órgãos estaduais, com atuação destacada na implementação de políticas públicas voltadas ao trabalho e emprego, empreendedorismo e assistência social. Além disso, contribuiu como conselheiro em diversos conselhos estaduais e municipais, desempenhando um papel relevante no desenvolvimento de políticas sociais e econômicas. Com graduação em Tecnologia em Marketing, Rodrigues possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; pós-graduação em Gestão Empresarial; e graduação em Tecnologia em Marketing.
 
Amália Tortato, Secretária municipal de Desenvolvimento Humano
Amália Tortato é formada em Engenharia Mecânica pela UFPR, atuou por 14 anos como comissária de bordo na LATAM e foi empreendedora, vivenciando os desafios da burocracia estatal. Líder RAPS, membro dos movimentos Livres e LOLA, é formada pelo RENOVABR, foi reeleita vereadora de Curitiba com mais de 6.200 votos.

Na Câmara Municipal, aprovou 11 leis e diversas emendas, destacando-se em pautas voltadas à educação e ao cuidado infantil. Entre suas iniciativas estão a Lei de Alerta Amber, o Programa de Avaliação e Formação de Diretores Escolares e a ampliação do teste do pezinho, medida que reforçou a posição de Curitiba como referência no cuidado a recém-nascidos, salvando a vida de centenas de bebês.
 
Marilza do Carmo Dias, Secretária municipal do Meio Ambiente
Referência nacional em sustentabilidade, Marilza do Carmo Dias seguirá à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Química formada pela PUCPR com especialização em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka, é funcionária de carreira da Prefeitura de Curitiba desde 1988. Marilza lidera a pasta desde 2017 e já esteve no cargo também entre 2010 e 2012. Tem vasta experiência em projetos de sustentabilidade, destacando-se pela implantação da Pirâmide Solar de Curitiba, inaugurada em 2023 como a primeira usina fotovoltaica em um antigo aterro sanitário da América Latina. Sua atuação abrange desde educação ambiental até iniciativas inovadoras em energias renováveis, consolidando Curitiba como referência nacional em sustentabilidade.
 
Vanessa Volpi Bellegard Palacios, Procuradora-geral do Município
Vanessa Volpi Bellegard Palacios seguirá no comando da Procuradoria-Geral do Município onde atua desde 2017. Ela comandou ações e manteve a segurança jurídica na cidade em um período em que a pandemia de covid-19 impôs vários desafios na área legal. Vanessa Volpi Bellegard Palacios se formou em Direito em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2000 e 2002 se especializou em Direito Processual Civil e em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (Ibej). Também é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. No setor público foi procuradora judicial do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de 2011 a 2013.
 
Ogeny Pedro Maia Neto, Presidente da URBS
Ogeny Pedro Maia Neto, engenheiro mecânico com MBA pela Fundação Dom Cabral, será mantido como presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Com ampla experiência na iniciativa privada, foi projetista industrial, presidente executivo de uma grande empresa de logística (2012-2016) e diretor administrativo financeiro do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Especialista em governança corporativa, planejamento, finanças e gestão de negócios, Ogeny acumula sólida trajetória em áreas como custos, TI, recursos humanos e operações, contribuindo para a eficiência administrativa e técnica da Urbs.

Informações: com assessoria

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