Especialistas questionam impacto de aves como causa de acidente na Coreia do Sul

Especialistas em aviação afirmaram neste domingo (20) que o acidente aéreo mais mortal da Coreia do Sul está cercado de incertezas, questionando o impacto de pássaros citado pelas autoridades poderia ter tido na queda do voo da Jeju Air.

A aparente ausência de trem de pouso, o próprio pouso de barriga do Boeing 737-800 no Aeroporto Internacional de Muan e os relatos de um possível envolvimento de pássaros levantaram questionamentos que ainda não puderam ser respondidos.

Um vídeo mostra a aeronave deslizando pela pista sem o trem de pouso antes de bater em uma parede em uma explosão de chamas e destroços.

“Neste momento, há muito mais perguntas do que respostas. Por que o avião estava indo tão rápido? Por que os flaps não estavam abertos? Por que o trem de pouso não estava abaixado?”, questionou Gregory Alegi, especialista em aviação e ex-professor da academia da força aérea da Itália.

As autoridades sul-coreanas investigam as prováveis causas do acidente do voo 7C2216 da Jeju Air em que 179 das 181 pessoas a bordo morreram. Entre as possibilidades estão o possível impacto de pássaros nas turbinas e o clima no momento da colisão.

O vice-ministro dos Transportes da Coreia do Sul, Joo Jong-wan, disse que o comprimento de 2.800 metros da pista não foi um fator contribuinte e que os muros nas extremidades foram construídos de acordo com os padrões do setor.

Empresa se recusa a comentar acidente aéreo

Um porta-voz da Jeju Air não estava disponível para comentar o assunto. A Jeju Air se recusou a comentar a causa durante as coletivas de imprensa, dizendo que uma investigação está em andamento.

Christian Beckert, especialista em segurança de voo e piloto da Lufthansa, disse que as imagens de vídeo sugerem que, além dos reversores, a maioria dos sistemas de freio do avião não foi ativada, criando um “grande problema” e um pouso rápido.

Beckert disse que é improvável que um ataque de pássaro tenha danificado o trem de pouso enquanto ele ainda estava levantado e que, se tivesse acontecido quando ele estava abaixado, teria sido difícil levantá-lo novamente.

“É muito, muito raro e incomum não baixar o trem de pouso, porque há sistemas independentes que permitem baixar o trem com um sistema alternativo”, disse ele.

A investigação deve revelar um quadro mais claro, acrescentou.


Fumaça é vista em avião que sofreu acidente na Coreia do Sul antes de pousar • MBC News

De acordo com as regras globais de aviação, a Coreia do Sul conduzirá uma investigação civil e envolverá o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, onde o avião foi fabricado.

Os especialistas afirmam que os acidentes aéreos geralmente são causados por um conjunto de fatores e que pode levar meses para se chegar a uma conclusão sobre a sequência de eventos.

O gravador de dados de voo foi encontrado às 11h30 pelo horário local, cerca de duas horas e meia após o acidente, e o gravador de voz da cabine de comando às 14h24, informaram as autoridades sul-coreanas.

O consultor de aviação australiano Trevor Jensen disse que os serviços de incêndio e emergência normalmente estariam prontos para um pouso de barriga, “portanto, isso parece não ter sido planejado”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialistas questionam impacto de aves como causa de acidente na Coreia do Sul no site CNN Brasil.

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