Paraná: Acidentes com águas-vivas tem aumento de quase 160%

Paraná: Acidentes com águas-vivas tem aumento de quase 160%

Os acidentes com águas-vivas e  caravelas nas praias do Paraná tiveram um aumento de quase 160% neste início de temporada, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, entre 20 e 28 de dezembro, foram 2.040 casos registrados.

Essas espécies de animais aparecem mais durante o Verão por causa do aumento da temperatura da água do mar. Além disso, períodos de chuva e ventos prolongados influenciaram nas marés e consequentemente aproximaram os animais da areia.

A lesão é classificada como queimadura porque esses animais liberam toxinas consideradas nocivas. Nesses casos, o primeiro passo é aplicar pacotes de gelo na região. Em seguida, lavar o ferimento com ácido acético a 5%, como o vinagre, por cerca de 10 minutos. Isso impede que o envenenamento se espalhe.

É importante destacar que não se deve utilizar água doce, como de torneira ou potável, para lavar a lesão, pois isso pode piorar o quadro. Em casos de maior gravidade, é indispensável buscar ajuda médica.

Informações: Giovanna Mateus, com supervisão de Juliana Goss

Adicionar aos favoritos o Link permanente.