Curitiba: apesar de proibida, soltura de fogos com barulho continua

Curitiba: apesar de proibida, soltura de fogos com barulho continua

Apesar de ser considerada um crime, a soltura de fogos com barulho ainda acontece em Curitiba. A prática é considerada crime na capital paranaense desde 2019. A lei proposta pela Câmara Municipal proíbe a soltura, queima e manuseio de fogos de artifício de alto impacto. As multas variam entre R$5,3 mil a R$18 mil reais, dependendo da gravidade da infração. A lei foi estabelecida para proteger animais, a fauna silvestre, bebês e pessoas no espectro autista. Os barulhos dos fogos afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos animais, que podem ter diversas reações. A fundadora da ONG Associação Adote um Vira-Lata (@adotevl), Letícia Tavares, explica que os pets dão alguns sinais de ansiedade quando são expostos ao barulho.

LEIA MAIS

  • Cataratas do Iguaçu recebem quase dois milhões de visitantes

Cães sobreviventes de maus-tratos tendem a ficar ainda mais ansiosos. Em casos de animais de rua, é recomendado fazer companhia para o animal, registrar fotos de onde ele se encontra e entrar em contato com ONGs. O importante é não deixá-lo sozinho nesse momento de estresse intenso. Nessas situações os animais podem sofrer convulsões e até taquicardia; ou ainda se envolverem em acidentes.

Para denunciar a soltura de fogos com estouro em Curitiba é possível ligar para a Central 156. Em casos de testemunha de maus-tratos, abandono ou de problemas de saúde em animais de rua, entre em contato com as autoridades responsáveis e/ou ONGs.

Reportagem: Giovanna Mateus com supervisão de Juliana Goss

Adicionar aos favoritos o Link permanente.