Resoluções de Ano Novo são tradição antiga; veja como hábito evoluiu

Perto do fim de cada ano, a perspectiva de sair da névoa da agitação festiva e das comemorações para imaginar como fazer melhor no próximo ano é bem-vinda para muitos, ignorada por alguns e ressentida por outros.

A prática de fazer resoluções de Ano Novo pode ser feita com intenção otimista, mas geralmente, até o segundo mês do ano, cerca de 64% desses esperançosos do autodesenvolvimento abandonam os seus objetivos, o que faz alguns se perguntarem: “Por que, afinal, temos essa tradição?”

A resposta, descobriu-se, remonta a entre 3 mil e 4 mil anos atrás, ao antigo festival babilônico de Akitu, celebrado em abril, segundo contou por e-mail a pesquisadora Candida Moss, professora de teologia da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

O momento do festival e início do ano novo dos babilônios — que, às vezes, também ocorria em março, marcando o início da temporada de cultivo — era baseado no calendário babilônico, de acordo com a jornalista Louisa McKenzie, historiadora da arte e pesquisadora associada do Instituto Warburg, em Londres.

A antiga cidade da Babilônia estava localizada no que é hoje o Iraque, aproximadamente 88,5 quilômetros ao sul de Bagdá.

“Como muitos festivais antigos de Ano Novo, (Akitu) celebrava a criação e fertilidade tanto em escala agrícola quanto cósmica”, acrescenta Moss. “A origem mítica da festa era a criação do mundo pelo deus Marduk. Segundo o mito chamado Enuma Elish, o mundo passou a existir quando Marduk matou sua rival feminina Tiamat e criou os céus e a terra a partir de sua carcaça desmembrada.”

No festival Akitu, observa a pesquisadora, as pessoas se reuniam para admirar as maravilhas da criação e a vitória da ordem sangrenta sobre o caos. Foi também neste festival que os babilônios se engajaram na primeira forma de resoluções de Ano Novo, em parte, para apaziguar deuses temperamentais — como prometer pagar dívidas ou devolver equipamentos agrícolas emprestados.

Civilizações em todo o mundo têm celebrado a virada do ano há milênios, destaca McKenzie. Embora os romanos não necessariamente usassem o termo resoluções, eles tentavam entrar no ano novo com uma mentalidade positiva, como registrado em textos do início do primeiro século, como “Fasti” do poeta romano Ovídio — um relato em seis partes do ano romano e seus festivais religiosos.

Eles também trocavam presentes de figos e mel ou outros alimentos que representavam prosperidade, e garantiam que trabalhavam parte do dia como um bom presságio para o ano vindouro, acrescenta Moss.

Os mais altos funcionários de Roma resolviam permanecer leais à república e faziam juramentos ao imperador, segundo o pesquisador Richard Alston, professor de história romana no departamento de clássicos da Royal Holloway, da Universidade de Londres.

Príncipios das resoluções de Ano Novo

Quando se trata de formas antigas de resoluções de Ano Novo, “a lógica segue muito o princípio de ‘comece como pretende continuar‘”, descreve Moss. “Ao longo da história, vemos o mesmo princípio em ação.”

Na Irlanda, ter uma casa limpa no início do ano simbolizava um novo começo e a sorte da casa para o ano vindouro. Outra tradição é a queima figurativamente regenerativa do Año Viejo na Colômbia, no Equador e em outras partes da América Latina.

Nesta celebração de despedida do “ano velho”, as famílias enchem um boneco masculino em tamanho natural com memórias do ano que termina ou outros materiais e o vestem com suas roupas antes de incendiá-lo à meia-noite.

Versões mais recentes dos rituais de Ano Novo têm suas raízes na América Colonial, segundo Moss.

“Entre os puritanos dos séculos 17 e 18, havia um desejo de evitar a devassidão e refletir sobre os anos que passavam e os que viriam”, acrescenta. “Em 1740, John Wesley, o fundador do metodismo, introduziu o Serviço de Renovação do Pacto como uma alternativa às celebrações barulhentas. Essas reuniões incluíam serviços de vigília noturna, canto de hinos e reflexão.”

Ao longo de vários anos, o teólogo da Nova Inglaterra Jonathan Edwards, outra figura notável do Primeiro Grande Despertar, criou uma lista de 70 resoluções para si mesmo, que incluíam tratar as pessoas com bondade e evitar fofocas, de acordo com Moss.

“Uma das primeiras referências escritas sobre uma resolução de Ano Novo como conhecemos hoje é encontrada no diário de Anne Halkett, memorialista escocesa e escritora de textos religiosos”, revela McKenzie. “Em 2 de janeiro de 1671, ela fez uma anotação de suas intenções para o ano seguinte sob o título ‘resoluções’. Esta referência isolada é provavelmente indicativa de uma prática mais difundida.”

Outra tradição antiga: quebrar as resoluções

No século 19, menções à prática aspiracional começaram a aparecer em artigos de jornais e revistas e cartuns, frequentemente referindo-se ao fracasso das pessoas em manter suas resoluções, segundo McKenzie.

Um artigo de 1802, da publicação Walker’s Hibernian Magazine, é um exemplo de satirização, segundo a enciclopédia Merriam-Webster: “As seguintes personalidades começaram o ano com uma forte lista de resoluções, que todos se comprometeram solenemente a manter”, diz o texto.

“Os estadistas resolveram não ter outro objeto em vista, senão o bem de seu país”, afirma outro trecho. “Os médicos estão determinados a seguir a natureza em suas operações, e não prescrever mais do que o necessário, e ser muito moderados em seus honorários.”

Outros registros escritos criticavam as pessoas por supostamente terem motivos ocultos para suas resoluções de Ano Novo.

“Há multidões de pessoas, acostumadas a receber injunções de resoluções de ano novo, que pecarão durante todo o mês de dezembro, com uma séria determinação de começar o novo ano com novas resoluções e novo comportamento, e com a plena crença de que, assim, expiarão e apagarão todas as suas faltas anteriores”, diz um artigo de uma edição de 1º de janeiro de 1813 de um jornal de Boston.

Esta é também a primeira documentação conhecida da expressão completa como a conhecemos hoje, segundo a Merriam-Webster.

“Em 1893”, observa McKenzie, “o Yenowine’s Illustrated News, de Milwaukee, no Wisconsin, publicou uma lista de ‘Resoluções’ dos cidadãos, muitas das quais parecem ser levemente satíricas: ‘Frank A Lappen: manter-se longe de Milwaukee durante todo o ano de 1894’.”

As resoluções de Ano Novo já eram uma tradição firmada no século 20, de acordo com McKenzie. Neste ponto, a tradição também havia se expandido além dos contextos religiosos, refletindo os primórdios da secularização mais ampla da sociedade, acrescenta Moss.

Embora semelhantes em seus objetivos finais, as diferenças entre as aspirações religiosas e seculares — e entre as versões antigas e modernas — são a intenção e a motivação, na opinião de Moss. Um cristão do século 17 pode ter resolvido “evitar a gula”, por exemplo, enquanto um indivíduo do século 21 pode almejar “comer de forma saudável”.

O desejo de recomeçar, no entanto, é um impulso humano universal“, completa a pesquisadora.

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