Toneladas de peixes morrem em rio de Goiás, diz polícia


Um vídeo mostra vários peixes mortos boiando no Rio Meia Ponte. Polícia Civil informou que está investigando a causa da morte dos animais Vídeo mostra peixes mortos em rio de Goiás
Um vídeo mostra vários peixes mortos boiando no Rio Meia Ponte, em Piracanjuba, no sul de Goiás (veja acima). A Polícia Civil informou que está investigando a causa da morte dos animais.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
As imagens mostram os peixes mortos descendo a correnteza nesta terça-feira (30). Outros ainda estavam agonizando, tentando sobreviver.
LEIA TAMBÉM
Após escassez de peixes em área indígena, projeto aumenta para 50 mil a quantidade do alimento em aldeia de Goiás
Secretaria de Meio Ambiente investiga morte de dezenas de peixes no Rio Vermelho, em Goiás
Prefeitura de Catalão investiga morte de peixes em complexo de represas
Toneladas de peixes morrem em rio de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
A Delegacia Estadual de Meio Ambiente esteve na cidade para investigar as causas do fenômeno. Segundo o delegado Luziano Carvalho, a equipe está percorrendo propriedades rurais na região e conversando com fazendeiros para descobrir o que provocou a morte dos peixes.
“Estamos investigando as mortes e já eliminamos várias fontes potencialmente poluidoras, como pivôs, mineradora e confinamento. Toda a causa está entre Hidrolândia e Goiânia”, afirmou o delegado.
Segundo o delegado, também foram solicitados testes à Polícia Científica e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Luziano disse que a quantidade de peixes mortos pode ser a maior de Goiás.
“É peixe demais. Talvez seja a maior de Goiás, pois já se fala em 10 toneladas. Deve ficar metade ancorado na Usina Hidrelétrica Rochedo. Nos pontos em que estivemos, desciam uns cinco peixes por minuto”, disse o delegado.
Os moradores da cidade informaram à TV Anhanguera que estão preocupados com a situação. “O rio está branquinho de peixe morrendo. Se você for na beira do rio, vai ver os peixes desesperados”, relatou um homem à equipe.
O Rio Meia Ponte, que nasce em Ituaçu, passa por diversos municípios de Goiás e é um manancial crucial para o abastecimento de pessoas e animais. Contudo, moradores têm denunciado desmatamento e lançamento de esgoto ao longo de seu percurso.
“O rio já está praticamente morto agora, com tantos peixes mortos. A água não presta para beber, isso faz mal para as pessoas e animais. Você vê uma água tão bonita dessas, os peixes tão grandes, mas tudo morto. É muito ruim isso”, desabafou Hilton da Cruz à TV Anhanguera.
Moradores da cidade estão preocupados com a situação
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.