Operação apreende 650 metros de rede de pesca no lago da usina hidrelétrica


Operação Guardiões do Lago fiscalizou a atuação de pescadores profissionais em sete cidades do estado. Fiscal do Naturatins recolhendo rede de pesca
Naturatins/Governo do Tocantins
A operação Guardiões do Lago, realizada em sete cidades que ficam às margens do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, apreendeu 650 metros de redes de pesca.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Além da apreensão, foram abordadas 22 embarcações e sete acampamentos de pescadores profissionais, que passaram por vistoria.
Nas abordagens, os pescadores precisaram apresentar as carteiras profissionais expedidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e as autorizações de trânsito e comercialização de pescados emitidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
O tamanho de pescados e espessura das redes também foram verificados.
Fiscais do Naturatins apreendendo redes
Naturatins/Governo do Tocantins
Além da fiscalização, as abordagens ajudam na educação dos próprios pescadores para incentivar a prática responsável da profissão, pensando na conservação dos recursos naturais.
“As atividades realizadas durante as abordagens também consistem em enfatizar a necessidade de respeitar as normas ambientais para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a preservação dos ecossistemas aquáticos”, disse o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Motociclista é flagrado transportando veado morto na garupa de moto em rodovia federal
Realizada desde a última terça-feira (23) até esta segunda-feira (29), a operação contou com ações fiscalização dentro e fora da água nas cidades de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema. Participaram da fiscalização equipes da Polícia Militar, Marinha, Guarda Metropolitana Ambiental e secretarias que atuam na área de meio ambiente.
*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
f
Adicionar aos favoritos o Link permanente.