Quais carros elétricos estão se tornando mais acessíveis em 2025

Já estamos em 2025 e, aos poucos, o setor automotivo volta a acordar e os lançamentos voltarão a ocupar as agendas. Para este ano, existe uma expectativa para que os carros elétricos fiquem ainda mais acessíveis. Com a chegada de mais marcas chinesas, a expectativa é de uma maior competitividade. 

No mercado brasileiro, o Renault Kwid segue como a opção mais barata, por R$ 99.990 (preço de oferta)Com a chegada do Dolphin ao mercado brasileiro, diversas montadoras reajustaram seus preços, inclusive a Renault, que tornou o Kwid E-Tech mais acessível. 

O BYD Dolphin Mini é uma das opções mais em conta para o Brasil, vendido por R$ 115.800, mas na configuração de 4 assentos. O modelo é o elétrico mais vendido do Brasil. 

O que esperar para 2025?

Para 2025, uma novidade é a Leapmotor que vai desembarcar no Brasil e pode trazer preços competitivos para o mercado nacional. Uma das promessas da marca chinesa é o T03. Compacto, o elétrico tem 95 cv de potência e autonomia de 265 km no ciclo WLTP.


Leapmotor T03
Leapmotor T03 • Divulgação

Um outro modelo é um SUV elétrico compacto fruto de uma joint venture em parceria com a GM na China. Por aqui, ele será chamado de Chevrolet Spark. A jogada é uma tentativa da montadora de ingressar no segmento dos elétricos de entrada. Embora o modelo seja fabricado na China, o logo da Chevrolet possui um apelo mais forte e não carrega o mesmo estigma associado a veículos chineses que ainda persiste em parte do mercado.


Baojun Yep Plus é como o modelo é chamado na China
Baojun Yep Plus é como o modelo é chamado na China • Divulgação

Desde que o Brasil passou a vender mais modelos elétricos, as montadoras estão empenhadas em ofertar melhores preços, com bonificações, por exemplo. Para 2025, a tendência é que isso permaneça.

Tributação 

Por outro lado, existe um outro aspecto que pode atrasar um pouco a queda de preços dos modelos elétricos: imposto de importação. Hoje, os carros elétricos importados estão sujeitos a uma tributação de 18%. Para o segundo semestre deste ano, o imposto sofrerá um novo reajuste, chegando a 25%.

Precisamos acompanhar o cenário e ver como as montadoras farão para tentar minimizar os impactos tributários da importação. A BYD e GWM, por exemplo, pretendem iniciar a montagem nacional ainda em 2025.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Quais carros elétricos estão se tornando mais acessíveis em 2025 no site CNN Brasil.

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