Fuad passa por traqueostomia e “respira bem por ventilação mecânica”, diz boletim

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi submetido a traqueostomia percutânea e respira bem por ventilação mecânica, segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (10).

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na capital mineira, o prefeito passou por uma nova bateria de exames de reavaliação oncológica, que apresentou a manutenção da remissão completa do câncer linfático, tratado no ano passado.

Fuad vinha apresentando melhoras ao longo dos últimos dias, foi extubado na noite de domingo (5) e estava respirando apenas com o auxílio de um cateter nasal externo de alto fluxo. No entanto, na quinta-feira (9), voltou a ser novamente intubado.

Ele voltou a ser internado em 3 de janeiro com um quadro de insuficiência respiratória aguda.

Nos dias seguintes, o prefeito apresentou melhoras e chegou a ser extubado no domingo (5). Com isso, passou a respirar apenas com o auxílio de um cateter nasal externo de alto fluxo.

Devido à internação, no sábado (4), Fuad tirou licença médica da prefeitura por 15 dias. Até o dia 18 de janeiro, quem fica a frente da capital mineira é o vice-prefeito, Álvaro Damião (União).

Diagnóstico

Com 77 anos, Fuad está com insuficiência respiratória aguda devido a um quadro de pneumonia.

Em junho de 2024, o prefeito de BH anunciou o diagnóstico de câncer linfático. Ele passou pelo tratamento de quimioterapia durante a pré-campanha eleitoral e, em outubro, anunciou que o câncer estava em remissão e que o tratamento havia sido concluído.

No entanto, o prefeito, segundo a equipe médica, ainda realiza um tratamento complementar para aumentar a imunidade e deve evitar exposição a locais com muita circulação de pessoas. Motivo pelo qual Fuad não compareceu presencialmente a cerimônia de posse no dia 1º de janeiro.

Nos últimos meses de 2024, Fuad esteve internado por diversas vezes, tratando problemas de saúde consequentes do tratamento quimioterápico.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fuad passa por traqueostomia e “respira bem por ventilação mecânica”, diz boletim no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.