Concessão do transporte é um desafio, diz presidente da CMC

Concessão do transporte é um desafio, diz presidente da CMC

A concessão do transporte coletivo de Curitiba é um dos desafios de 2025 para a gestão municipal. O novo contrato deve reestruturar os serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a integração com a região metropolitana, promover a descarbonização gradual da frota, entre outras melhorias.

Um dos principais objetivos é reduzir a tarifa do transporte coletivo, hoje em R$ 6. O leilão está previsto para o terceiro trimestre, mas é discutido há dois anos. Em entrevista à BandNews Curitiba, o presidente da CMC (Câmara Municipal de Curitiba), Tico Kuzma (PSD), detalha que a licitação é tratada de forma cautelosa devido a importância do serviço na vida de milhares de curitibanos.

A concessão do transporte de coletivo de Curitiba também será debatida por vereadores estreantes. Nesta legislatura, a taxa de renovação do plenário da Câmara Municipal de Curitiba ficou em 52%. É a maior porcentagem de inovação no legislativo municipal nas últimas três eleições. Para Kuzma, a nova composição será responsável por olhares diferentes na criação de políticas públicas.

Uma das apostas para contemplar os cidadãos no Plano de Governo é o diálogo. Para fomentar a participação popular, os canais de comunicação serão reforçados. O presidente da Câmara explica que, atualmente, as redes sociais são grandes aliadas.

Na 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma é o presidente da Mesa Diretora, tendo Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP) na primeira e segunda vice-presidências. Os quatro secretários são, respectivamente, Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT).

Confira a entrevista completa:

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.