Nos EUA, Spirit Airlines reduz cargos em meio à luta contra falência

A Spirit Airlines anunciou que cortará 200 empregos em um esforço para reduzir custos após entrar com pedido de falência em novembro.

As companhias aéreas entraram com pedido de proteção contra falência devido a problemas com dívidas, concorrência de outras companhias aéreas de baixo custo e tentativas frustradas de fusão com outras companhias aéreas.

“Estamos executando planos para redimensionar nossa organização para nos alinharmos com o tamanho atual da nossa frota e nível de voo e, finalmente, otimizar nossa companhia aérea”, disse um porta-voz da Spirit Airlines à CNN.

“Após revisar nossa estrutura organizacional, tomamos a difícil decisão de eliminar aproximadamente 200 cargos de vários departamentos da companhia aérea”, acrescentou.

O porta-voz acrescentou que os cortes de empregos visam economizar custos e são separados do pedido de concordata do Capítulo 11.

Um caso registrado sob a proteção de falência do Capítulo 11 é frequentemente chamado de falência de “reorganização”. Ele permite que uma empresa continue operando enquanto reestrutura sua dívida.

Em fevereiro de 2022, as companhias aéreas Frontier e Spirit anunciaram uma fusão de US$ 6,6 bilhões, o que teria resultado na criação da quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos. A oferta caiu alguns meses depois. O acordo não foi aprovado pela maioria dos acionistas da Spirit porque um acordo financeiramente mais vantajoso com a JetBlue estava na mesa.

A gerência da Spirit apoiou a fusão com a Frontier, pois acreditava que a fusão com a JetBlue não passaria pela aprovação regulatória.

E em março, uma decisão do tribunal federal bloqueou a tentativa da JetBlue de comprar a Spirit Airlines por motivos antitruste. O Departamento de Justiça argumentou que as tarifas aéreas poderiam aumentar se a Spirit não fosse mais uma companhia aérea independente.

A transportadora espera sair da falência no primeiro trimestre de 2025.

A Spirit Airlines tem quase 13.000 funcionários e 8.000 contratados independentes e trabalhadores temporários, de acordo com um processo judicial. Os cortes de empregos mais recentes são todos para trabalhadores não sindicalizados, disse a companhia aérea.

A Spirit Airlines fechou um acordo com a Airbus em agosto para adiar todas as entregas de aeronaves programadas do segundo trimestre de 2025 para 2026 e, em setembro, a transportadora dispensou 260 pilotos.

“Embora continuemos a identificar eficiências operacionais adicionais, esses esforços, juntamente com nossas recentes licenças piloto, alcançam nossa meta previamente anunciada de US$ 80 milhões em reduções de custos anualizadas”, disse o porta-voz.

Saiba o que é e-Financeira, sistema de monitoramento da Receita

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nos EUA, Spirit Airlines reduz cargos em meio à luta contra falência no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.