O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, não está convencido do novo formato da Champions League depois que seu time passou com dificuldade para os playoffs, mas chamou a experiência de uma “lição incrível” para sua equipe.
O City se recuperou de uma desvantagem de um gol e derrotou o Brugge, da Bélgica, na quarta-feira (29), na última rodada da fase de liga. A equipe de Manchester precisava vencer e terminou em 22º lugar na tabela.
“Eu diria que não gosto (do novo formato), porque sofremos muito”, disse Guardiola, cujo time venceu apenas dois dos sete primeiros jogos para preparar o emocionante jogo de quarta-feira.
“Estávamos no poleiro, faltavam 45 minutos para sair. É uma lição incrível para mim e para os jogadores de que nada é garantido.”
O City enfrenta o Bayern de Munique ou o Real Madrid na fase eliminatória de ida e volta e, embora o desempenho do City nesta temporada não seja um bom contra nenhum dos grandes europeus, o técnico disse que pelo menos terá alguns reforços.
Os novos contratados Omar Marmoush, Abdukodir Khusanov e Vitor Reis não estavam inscritos para jogar na fase da liga, mas podem se juntar ao time para os jogos eliminatórios na segunda e terceira semanas de fevereiro. Alguns jogadores também podem retornar de lesões.
“Em duas semanas estaremos melhores”, disse Guardiola. “Os jogadores vão voltar, temos novas contratações.”
Guardiola também é realista em uma temporada que os colocou em um incomum quarto lugar na Premier League.
“Não sei se eles estão felizes em jogar contra nós, é o que é. Um é o rei da competição, o outro é o segundo ou terceiro rei”, disse Guardiola sobre o Real Madrid, que tem 15 títulos da Champions League, e o Bayern de Munique, que tem seis.
“Jogamos esta competição com mil milhões de problemas. Eles são favoritos, sim, eles são melhores do que nós agora.”
Mateo Kovacic e o Savinho marcaram na vitória, além do Brugge ter feito um gol contra.
“O primeiro tempo foi tão acadêmico, perdemos uma faísca, Savinho nos ajudou. Ele mudou o jogo, depois de cinco minutos criou dois ou três escanteios”, disse Guardiola.
“Às vezes você está ganhando por 2 a 0 ou 3 a 0, você tem medo de perder. Você está perdendo por 1 a 0 na Champions League e nos momentos certos nós encontramos os gols.”
Guardiola chutou um cooler para comemorar o gol de Savinho, que praticamente decidiu o jogo, e disse que estava bem quando perguntaram – brincando – na entrevista coletiva após o jogo se seu pé estava bem.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guardiola diz que novo formato da Champions League foi uma grande lição no site CNN Brasil.