DER-PR alerta para golpes de venda de material fresado

DER-PR alerta para golpes de venda de material fresado

O DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) volta a fazer o alerta para a população de que o material fresado, usado pelo órgão nas obras, não é comercializado sob qualquer circunstância. 

De acordo com o DER/PR, golpistas se passam por servidores do departamento, entram em contato com proprietários e comerciantes oferecendo o material, inclusive com nota fiscal falsa, com logomarca incorreta e CNPJ de autarquia de outro estado.

A orientação da autarquia é de que ao receber um contato como esse, o cidadão deve encerrar a comunicação e  avisar diretamente o DER/PR. Caso o golpe tenha sido consumado, deve procurar a Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência.

Um caso recente aconteceu na região Sudoeste, em que foi oferecido o fresado a um cidadão no valor de R$ 3 mil. Ele desconfiou na hora de fazer o pagamento ao verificar que a chave pix fornecida pelos golpistas indicava pessoa física e não o departamento. Com isso, a vítima interrompeu a negociação e procurou as autoridades.

O fresado é um material que resulta do corte do pavimento, necessário para serviços de conservação. Ele é retirado com a máquina fresadora. Ele é considerado patrimônio público sob administração do DER/PR, e a retirada sem autorização se qualifica como crime de furto. Quando possível, fica cercado com arame farpado, deixando claro que não está abandonado.

Informações: Francine Lopes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.