Desmatamento no Amazonas cai 82% no início de 2025, diz instituto

desmatamento no Amazonas apresentou queda de 82,91% entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), órgão que é ligado ao governo do Amazonas.

Nos primeiros 40 dias de 2025 foram registradas 475 ocorrências, totalizando 11,95 km² de área desmatada, contra 2.780 eventos e 52,98 km² no mesmo período do ano anterior. Os focos de calor também diminuíram 65,54%, passando de 194 para 67.

monitoramento, realizado pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), utiliza imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações na cobertura florestal em tempo real, permitindo ação rápida da fiscalização.

Tecnologia aliada

O Ipaam é responsável pela fiscalização das áreas desmatadas. A atuação em conjunto com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo combate ao fogo, garante maior eficiência no combate aos problemas ambientais. Os dados fornecidos pelo monitoramento auxiliam na tomada de decisões e atuação das equipes.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da tecnologia no monitoramento e fiscalização. Segundo ele, o uso de imagens de satélite permite a detecção de alterações na cobertura florestal em tempo real.

“Embora o combate ao fogo seja responsabilidade do Corpo de Bombeiros, nosso trabalho de monitoramento é essencial para fornecer dados atualizados que ajudam na tomada de decisões e na atuação das equipes. A integração entre nosso monitoramento e a atuação dos bombeiros torna o processo mais eficiente e garante uma resposta mais eficaz aos problemas ambientais”, explicou o gestor.

O gerente de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Rodrigo Tacioli, informou que as multas para desmatamento são de, no mínimo, R$ 5.000 por hectare, podendo dobrar em casos de uso de fogo. Além das multas, o Ipaam realiza embargo administrativo das áreas e apreende equipamentos utilizados no desmatamento ilegal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desmatamento no Amazonas cai 82% no início de 2025, diz instituto no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.