Hidratação é fundamental para se proteger do calor extremo; veja dicas

Nos próximos dias, diferentes regiões do Brasil serão atingidas por uma forte onda de calor, cuja sensação térmica pode chegar a 70 ºC, segundo projeção baseada em uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). Uma das principais consequências para o corpo é a desidratação.

Segundo Cristiane Zambolim, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em dias de calor extremo, o corpo tenta regular a temperatura corporal através do suor, fazendo com que o organismo perca água. Por isso, manter-se hidratado é fundamental para evitar sintomas relacionados às altas temperaturas.

“O primeiro sinal de desidratação é a boca seca. Depois, você pode sentir o coração acelerar, moleza, sonolência e, até mesmo, confusão mental”, afirma a cardiologista em entrevista à CNN. “Ao sentir esses sintomas, já passou da hora de se hidratar”, alerta.

A hidratação deve ser feita, preferencialmente, com água. Em dias comuns, a quantidade ideal de água a ser consumida no dia é calculada multiplicando o peso corporal por 35 ml. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve tomar, pelo menos, 2.100 ml de água diariamente. Porém, em dias de calor extremo, essa ingestão deve ser maior, de acordo com Zambolim.

“Em um dia de sensação térmica acima de 40 ºC, por exemplo, apenas dois litros de água não serão o suficiente. Será preciso tomar 2,5 litros ou, até 3 litros de água por dia”, orienta.

Além da água, outros líquidos podem ajudar. É o caso de chás, isotônicos, sucos de frutas naturais e água de coco. Alimentos ricos em água, como frutas (melancia, morango, melão, abacaxi, manga, kiwi, entre outras), verduras e legumes, também ajudam a repor o líquido perdido pelo suor.

O que evitar?

Alguns líquidos podem até refrescar em dias quentes, como a cerveja e o café. No entanto, esse tipo de bebida deve ser evitado em dias quentes, pois podem facilitar a desidratação. “O álcool desidrata, assim como a cafeína”, afirma Zambolim.

“Então, bebidas como cerveja, drinks, energéticos e café devem ser evitadas em dias de muito calor”, alerta. “Se você tomar um refrigerante com cafeína, por exemplo, você terá que tomar dois copos de água em seguida”, orienta.

Calor extremo é mais mortal para jovens do que para idosos; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hidratação é fundamental para se proteger do calor extremo; veja dicas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.