A relação do alcoolismo e o tabagismo com o câncer


O surgimento de tumores malignos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e pelo uso do cigarro é sinal de alerta contra a utilização dessas substâncias O processo da formação do câncer induzido pelo fumo e a ingestão do álcool tem sido amplamente estudado e relatado nos estudos científicos
Canva
O fumo e a ingestão de álcool são considerados como importantes fatores de risco para formação do câncer das vias aéreas que englobam desde a garganta até os pulmões e trato digestivo responsáveis pelo esôfago, estômago, vias biliares, fígado e intestino.
Vamos aqui começar a falar da bebida alcoólica, nada de historinha do “socialmente”, afinal todos os tipos de bebidas alcoólicas são potencialmente cancerígenos, e que não existe bebida menos nociva, apenas com concentração alcoólica diferente, e não há quantidade de segurança a ser ingerida.
Já é comprovado que o álcool aumenta o risco de câncer. O risco começa em níveis baixos e aumenta substancialmente à medida que se consome mais álcool.
E o cigarro? Ah! Esse já não era nem mais para existir, muito menos para ser colocado em questão, o seu uso já está fora de moda há muito tempo.
O fumo consiste em um importante fator de risco para o câncer de pulmão, esôfago, boca, faringe, laringe, estômago, bexiga, entre outros.
Importante ressaltar que aproximadamente 90% dos tumores de pulmão estão relacionados ao cigarro. Tanto os fumantes como os não fumantes, aqueles colocados em exposição à fumaça do cigarro apresentam risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão.
Cânceres associados ao tabagismo, potencialmente preveníveis, representam a primeira causa de morte por câncer em homens e a segunda causa de morte por câncer em mulheres.
E a sua combinação?
Já ouviu aquela frase? Só fumo quando eu bebo…. então beber e fumar ao mesmo tempo aumenta ainda mais o risco de câncer. O álcool facilita a entrada de substâncias químicas presentes no cigarro, e ambos causam danos direto ao DNA, aumentando assim o risco de desenvolvimento da doença.
Então, caro leitor, fica a dica!
Viva a vida com consciência e responsabilidade. Seja mais forte do que qualquer vício.
Ana Paula Daibert Rizzo Pimentel | CRMMG 59.888 | Oncologista Clínica
Solus Sabin Oncologia
Ana Paula Daibert Rizzo Pimentel
Oncologista Clínica
CRMMG 59.888
RQE 49290
Adicionar aos favoritos o Link permanente.