Ao g1, Simone Fontana defende desapropriação de imóveis de luxo e vereadores com mesmo salário de professores


Candidata do PSTU participou de séries de entrevistas com os candidatos à prefeitura do Recife. Clarissa Góes entrevista Simone Fontana (PSTU); veja íntegra
A candidata do PSTU à prefeitura do Recife, Simone Fontana, defendeu a desapropriação de imóveis de luxo como medida para redução do déficit habitacional na cidade. Ela também propõe que, se eleita, os vereadores recebam salário com o mesmo que professores, além do rompimento do contrato do Prouni Recife (veja acima entrevista na íntegra).
🗳️ Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A candidata participou da série de entrevistas do g1 com os candidatos à prefeitura do Recife. Simone Fontana é formada em pedagogia e já dirigiu o Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere). Esta é a nona vez que participa das eleições, mas nunca foi eleita.
“Nós defendemos que os vereadores tenham salários de um professor. [Eles têm] Altos salários, que eles aprovam seus próprios salários e também altos privilégios. O que a gente defende, como uma instância democrática da cidade, que a gente acha que ali não é, embora que [seja] a casa do povo. As decisões que o povo precisa não são tomadas na Câmara, ou quando são tomadas, são contra o próprio povo.”
Simone Fontana é a favor da estatização das empresas de ônibus que circulam pela cidade e afirma que não indenizará os empresários pois eles “já usufruíram muito das concessões dadas pelo estado”. Ele propõe também a tarifa zero para o transporte na capital.
Em relação ao déficit habitacional na cidade, a candidata tem como proposta a desapropriação de imóveis de luxo para quem não tem moradia. “Às vezes, a gente acha mais grave desapropriar uma pessoa rica do que manter famílias e mais famílias morando na rua, ao relento. E quando tem imóveis desocupados? Então, a gente pretende fazer isso sim, é possível e é um compromisso da gente”, disse.
A candidata também propõe a dragagem de todos os rios da cidade e a criação de Conselhos Populares para a votação de projetos. Na área da educação, Simone Fontana é contra as parcerias com universidades privadas que viabilizam atualmente o Prouni Recife e diz que, se eleita, romperá o contrato.
Outro ponto defendido pela candidata do PSTU é , caso seja eleita, a revogação da reforma da previdência municipal, aprovada em 2021:
“A reforma da previdência acabou tirando dos servidores públicos, que é o setor mais fragilizado nessa ponta. Então, a gente quer mesmo é colocar abaixo essa reforma, uma reforma muito injusta.”
Simone Fontana, candidata do PSTU à prefeitura do Recife, é entrevistada por Clarissa Góes
Luiza Mendonça/g1
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.