
Os moradores e comerciantes de Curitiba podem receber incentivos para adotar medidas de segurança nas residências e nos estabelecimentos. A proposta faz parte de um projeto de lei que foi apresentado na Câmara Municipal de Curitiba.
O projeto surgiu após a repercussão de dois casos de sequestros-relâmpago ocorridos em estacionamentos de supermercados em Curitiba no intervalo de apenas 10 dias. Em ambos os crimes, as vítimas foram abordadas por assaltantes armados e obrigadas a realizar transferências bancárias enquanto eram mantidas reféns por horas.
A ideia é criar o Programa Protege Curitiba para incentivar contratação de vigilantes e a instalação de câmeras de monitoramento integradas à Muralha Digital.
Segundo a autora da proposta, vereadora Delegada Tathiana Guzella, em contrapartida, o programa prevê que a Prefeitura possa oferecer reduções no IPTU, ISS ou em taxas administrativas, por exemplo.
A vereadora afirma que a medida vai contribuir para reduzir a criminalidade.
A proposta já foi encaminhada ao Poder Executivo para análise. A ideia é expandir o projeto para a Região Metropolitana de Curitiba.
Reportagem: Lorena Pelanda