Cerca de 500 mil peixes são soltos no Parque Passaúna

Cerca de 500 mil peixes são soltos no Parque Passaúna

Cerca de 500 mil peixes nativos foram soltos na Represa do Passaúna, na grande Curitiba. A soltura aconteceu no Parque Municipal, na Cidade Industrial de Curitiba, nesta quinta-feira (20).

Durante a ação do Projeto Rio Vivo, do Governo do Estado também houve o plantio de mudas de árvores frutíferas na mata ciliar da região e a assinatura de um convênio de R$ 4,5 milhões para pesquisas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ligadas à iniciativa.

Várias crianças que fazem parte de projetos sociais participaram da soltura dos peixes e do plantio de mudas. Segundo o governador Ratinho Junior, o projeto Rio Vivo é um incentivo à adoção de fontes de energia limpas e renováveis para o estado.

A ação em Curitiba integra a segunda fase do Rio Vivo, iniciada em novembro de 2024, e que prevê a soltura de 2,6 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí com investimentos de R$ 558 mil. 

Durante a soltura dos peixes, o governador também assinou um convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O projeto prevê ações de pesquisa e a geração de um banco genético de espécies de peixes consideradas em possível risco.

Além do governador, o prefeito Eduardo Pimentel e outras autoridades participaram do evento. 

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.