Veja a trajetória do balão que causou prejuízos e deixou bairros sem energia em SP

Balão tinha 75 metros de altura e custo de aproximadamente 300 mil reais. Polícia investiga quatro crimes. Fantástico refaz rota do balão que arrastou moto para o alto de poste em São Paulo
Setenta e cinco metros de altura e um custo estimado em mais de duzentos mil reais. O Fantástico refaz o caminho de mais de 50 quilômetros do balão criminoso que deixou sete bairros da zona leste de São Paulo sem energia e chegou a arrastar uma moto para o alto de um poste.
Na noite do último domingo (21), em Bom Jesus dos Perdões, cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, começou a trajetória de mais de 50 quilômetros do balão que causou prejuízo em veículos, imóveis e na rede elétrica da capital paulista.
Segundo a polícia, o balão teve um custo estimado entre 200 e 300 mil reais.
“Segundo consta, são agremiações de pessoas de grupamento de balões. Geralmente são pessoas, sexo masculino, a idade varia entre 20 a 50 anos, eles entendem essa atividade criminosa como um hobby, se reúnem para fazer balões, soltar, tem campeonatos”, afirma o delegado Renato Francisco de Camargo Melo, que investiga o caso.
De acordo com imagens encontradas na internet, o balão é inflado com lançadores de chamas conectados a botijões de gás. Ao subir, ele leva uma estrutura de cordas e 10 cangalhas, gaiolas cheias de fogos de artifício.
Assim que os fogos terminam de explodir, vem a etapa que os baloeiros chamam de resgate. Em carros e motos, eles tentam acompanhar o balão. Depois de mais de 50 quilômetros sem incidentes, ele chega a um condomínio em Itaquera.
Em uma das imagens mais impressionantes, o balão arrastou uma moto, que ficou presa aos fios de um poste.
“Minha mãe falou assim: um balão levou sua moto. Eu falei, tá doido? Como que um balão levou minha moto? Não existe isso. Achei que tinham roubado a minha moto, mas foi o balão mesmo”, afirma Kaue Ramos, motoboy, dono da motocicleta.
Outros dois carros no mesmo condomínio foram atingidos pelo balão.
O estrago não se limitou aos veículos. O impacto causado na fiação deixou sete bairros da zona leste sem energia, atingindo mais de um milhão de pessoas. O balão ainda atingiu uma creche.
Crime
Desde 1998, soltar balões é proibido por lei. A pena pode chegar a três anos de prisão.
“A princípio, são quatro crimes que estão sendo investigados. Soltura de balões, associação criminosa, crime de incêndio e o crime de exposição à aeronave a perigo.”, afirma o delegado.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.