Parque Nacional do Itatiaia registra -6,7ºC, menor temperatura do ano

O Parque Nacional do Itatiaia amanheceu congelado nesta terça-feira (20), ao registrar a temperatura mais baixa do Brasil em 2025: – 6,7°C. O frio intenso foi marcado por volta das 6h30 na estação de Campo Belo, localizada a cerca de 2.380 metros de altitude.

Imagens captadas pelas câmeras do parque mostram um amanhecer típico das regiões de alta montanha — com vegetação coberta de gelo, um pouco de neblina e um céu alaranjado anunciando o dia sob um frio cortante.

Segundo a equipe da reserva, este é o menor valor registrado não só no alto do Itatiaia, mas também em todo o país neste ano. O dado faz parte do levantamento da WS Consultoria Climatológica, que monitora as menores temperaturas do Brasil em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O frio nas montanhas mais antigas do Brasil

Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro do Brasil. Está encravado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e próximo à divisa com São Paulo. Seus limites abrangem os municípios de Itatiaia e Resende (RJ), além de Itamonte e Bocaina de Minas (MG).

Com uma área de 28 mil hectares — ampliada em 1982 —, o parque abriga picos, trilhas e paisagens rochosas únicas. O ponto mais alto é o famoso Pico das Agulhas Negras, que atinge 2.791,5 metros de altitude, sendo o quinto mais elevado do Brasil.

Além de sua importância ecológica e turística, o Itatiaia se consolida como um dos locais mais frios do país, especialmente em altitudes elevadas. E, com a chegada do outono, os termômetros já começaram a dar sinais de que o inverno promete ser rigoroso nas montanhas da Mantiqueira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Parque Nacional do Itatiaia registra -6,7ºC, menor temperatura do ano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.