Desmatamento ilegal da Mata Atlântica reduz 28% no Paraná

Desmatamento ilegal da Mata Atlântica reduz 28% no Paraná

O desmatamento ilegal da Mata Atlântica no Paraná reduziu quase 28% no último ano, de acordo com dados da plataforma MapBiomas, do Observatório do Clima. Em 2023, cerca de 1180 hectares foram desmatados, enquanto em 2024 o número desceu para 329.

De acordo com um levantamento produzido pelo Instituto Água e Terra (IAT), a redução no desmatamento é ainda maior entre 2021 e o último ano: pouco mais de seis mil hectares deixaram de ser destruídos.

Neste período, entre as regionais do IAT que apresentaram as reduções mais significativas estão a de Francisco Beltrão, seguida do Litoral e Pato Branco, todas com mais de 90% de redução. Essa queda pode estar relacionada às melhorias na fiscalização, já que no período o número de autos de infração ligados a esse crime aumentaram 65%.

No ano passado, as regiões que mais tiveram infrações foram Guarapuava (745), Curitiba (633), Francisco Beltrão (584), Irati (529) e Ponta Grossa (420). O valor arrecadado com as infrações é repassado integralmente ao Fundo Estadual do Meio Ambiente, que financia planos e programas de preservação e conservação do meio ambiente.

A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181.

Informações: Brenda Nieworowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.