Ranger Black: saiba como é a picape média mais barata da Ford

A Ford Ranger Black é a porta de entrada para o mundo das picapes médias da montadora americana. Em seu lançamento, a caminhonete iniciou a comercialização por R$ 219.990. Contudo, passados alguns meses, esse valor ficou para trás: hoje a comercial leve já subiu quase R$ 20 mil, chegando a R$ 238,9 mil.

A reportagem da CNN testou a Ranger Black por uma semana no ciclo urbano e rodoviário. Foram mais de 500 quilômetros percorridos ao longo do período.

Segundo os números de avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a picape de entrada da Ford tem consumo médio de 10,1 km/l na cidade. Rodando no trajeto urbano, porém, as médias ficaram um pouco abaixo dos números oficiais, entre 9,0 km/l a 9,5 km/l.

Na estrada, contudo, o resultado foi superior. Em um percurso rodoviário de 257 quilômetros, a comercial leve marcava 13,4 km/l de diesel, no painel de instrumentos digital.

Acima da variante Black, é a Ranger XL que ocupa a posição, e já tem preço de R$ 256,5 mil. Entretanto, enquanto a Black tem câmbio automático de seis velocidades, a configuração XL tem câmbio manual.


Picape já vem com câmbio automático e reforça proposta urbana
Picape já vem com câmbio automático e reforça proposta urbana • Rodrigo Barros/CNN

A lacuna de R$ 17,6 mil entre as configurações, contudo, só compensa para quem precisa de uma tração 4×4. Uma vez que a Ranger Black oferece mais conforto a bordo e mais equipamentos de comodidade e tecnologia.

Porém, a versão avaliada perde em capacidade de carga. São 1.005 kg na Black contra 1.071 na XT manual. No reboque, entretanto, a Black ganha e pode puxar 3.100 kg, enquanto na XL são 2.930 kg.

Por outro lado, a picape de entrada já vem com faróis Full LED, enquanto a XL só conta com luzes halógenas.

Além disso, a Ranger Black também tem outros itens inexistente na versão XL, como rodas aro 18 (na XL é de 16), seis alto-falantes (dois a mais que a XL), quatro entradas USB (duas a mais que a XL), partida remota com acionado com ar-condicionado, carregador por indução e mais.

Comparando as versões, com exceção da transmissão, a mecânica é a mesma. O motor é um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,2 kgfm de torque.

Dimensões

  • Comprimento: 5370 mm;
  • Altura: 1884 mm;
  • Largura (com espelhos): 2208 mm;
  • Entre-eixos: 3270 mm;
  • Capacidade de carga: 1.005 kg;
  • Peso em ordem de marcha: 2.095 kg;
  • Tanque: 80L.

Nova geração deu certo?

A picape mudou de geração no Brasil em meados de 2023 e parece que a receita deu certo. Em 2022, antes da atualização, a comercial leve emplacou 14 mil unidades e foi a quarta picape média mais vendida no país.


Ranger Black é a variante de entrada da picape
Ranger Black é a variante de entrada da picape • Rodrigo Barros/CNN

Já em 2024, os números saltaram para 31 mil emplacamentos e ela se tornou a vice-líder. Em razão do sucesso de vendas, em outubro do ano passado, a Ford resolveu trazer a versão de entrada, Black, com preço mais acessível e mais tecnologia a bordo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ranger Black: saiba como é a picape média mais barata da Ford no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.