Governo federal suspende criação de aves ao ar livre

Governo federal suspende criação de aves ao ar livre

Como medida preventiva, o Governo federal suspende a criação de aves ao ar livre sem a tela de proteção superior, por conta do risco na disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). A decisão permite que cada estado defina se autoriza eventos com aglomeração de aves. A determinação faz parte de uma Portaria que foi publicada nesta quinta-feira (27). 

O chefe do Departamento de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, reforçou a importância de impedir o contato de aves silvestres com as granjas.

Os eventos que envolvem a exposição de aves vão ser permitidos apenas com autorização do Serviço Veterinário Estadual, que vai avaliar a situação epidemiológica e vai exigir um plano de biosseguridade, conjunto de medidas e procedimentos que visam prevenir, controlar e limitar a propagação de doenças entre animais.

As exigências de tela sobre os locais de pastoreio, foi retomada por conta do risco de novos casos da doença na américa do sul. As suspensões terão duração inicial de 180 dias, podendo ser prorrogadas.

Reportagem: Elis Paes com supervisão de Francine Lopes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.