
Uma peça repleta de luz, música e sensibilidade, “Todas as Hildas” traz a essência de Hilda Hilst através do seu conjunto de obras, interpretada por 15 mulheres que, com suas diferenças — tanto físicas quanto de personalidade —, mergulham na inquietude e nas provocações da escritora brasileira. A estreia aconteceu na noite de quarta-feira (26), no teatro Espaço Fantástico das Artes, com produção da companhia Pé no Palco e direção de Vanessa Corina.
Contudo, Hilst não foi a única inspiração para a peça. Seus escritos se entrelaçaram com as histórias e memórias do elenco, mesclando acontecimentos e formando uma teia de feminilidade, força e revolta. Vanessa Corina compartilhou um pouco do processo de construção do espetáculo: “Fizemos um trabalho bem bonito relacionado a lembranças e memórias”. Sobre a escolha de Hilda Hilst como referência, a diretora explicou: “Hilda, para mim, é uma das grandes autoras brasileiras, com uma característica muito própria. Ela carrega essa rebeldia e provocação constante. É uma literatura muito difícil de se conectar“.
As músicas marcaram o espetáculo, muitas vezes cantadas pelas atrizes, com apenas sua voz sobrepondo o silêncio. Os monólogos trouxeram um tom intimista, abordando temas sensíveis, enquanto momentos mais descontraídos surpreendiam o público, como no beijo entre a atriz Viviane Túlio e uma pessoa da plateia durante a adaptação do texto “Filó, a Fadinha Lésbica” — um exemplo do erotismo presente na obra de Hilst.
Para os leitores e fãs de Hilda a peça foi satisfatória. Lara Senger, que já acompanhava as produções da companhia Pé no Palco, não hesitou ao saber do novo espetáculo. Após a apresentação, ela compartilhou sua impressão final: “Gostei bastante da peça. A obra da Hilda é muito diversa, e acho que foi bem representada. Adorei a forma que elas amarraram toda poesia lúdica e os ensaios mais politizados“. A diversidade do elenco também lhe chamou a atenção: “Idades, aparências e vozes distintas, foi uma linda maneira de representar todas as diferentes Hildas”.
SERVIÇO:
Próximas apresentações:
27/03 às 19h30
28/03 às 21h30
Local: Espaço Fantástico das Artes, Trajano Reis, 41, São Francisco
Valor: a partir de R$20,00
Faixa etária: +16
Gênero: Tragicomédia
Colaboração: Ana Collita, aluna UP