Pós na USP terá mudanças no segundo semestre; entenda

A Universidade de São Paulo (USP) vai adotar um novo modelo de pós-graduação. A previsão é que as mudanças comecem a partir do segundo semestre.

As alterações estipulam que o ingresso dos estudantes se dará exclusivamente pelo mestrado. Nos primeiros 12 meses da pós-graduação, o aluno frequentará disciplinas da matriz curricular do curso, formativas e interdisciplinares. Nesse período, ele também vai construir um projeto de pesquisa e identificar um orientador.

Ao final da primeira etapa do mestrado, o estudante será submetido ao exame de qualificação, em que será verificada a aquisição de conhecimentos e a avaliação do projeto de pesquisa. Caso seja aprovado no exame, o aluno poderá prosseguir no mestrado, para concluí-lo em mais um ano, ou converter o mestrado em doutorado, que deverá ser concluído em até quatro anos.

Segundo a USP, os programas de pós-graduação da instituição que estejam interessados em adotar o novo formato poderão se inscrever no Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG) até 5 de maio.

O edital vai selecionar 45 programas de pós-graduação – os primeiros a adotar o novo modelo. A expectativa é que os programas aprovados iniciem a seleção de candidatos no novo modelo a partir do segundo semestre de 2025.

Pós-graduação: veja quais são os tipos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pós na USP terá mudanças no segundo semestre; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.