Rede Sukiya no Japão fecha lojas após casos de rato e inseto na comida

Uma popular rede de restaurantes japoneses fechou quase todas as suas 2 mil lojas para limpeza esta semana, depois que um rato e um inseto foram encontrados em sua comida.

Sukiya, a maior rede do país que serve gyudon, ou tigelas de carne, anunciou os fechamentos temporários após um incidente de contaminação por insetos em uma de suas unidades suburbanas de Tóquio na sexta-feira (28).

Isso ocorreu poucas semanas depois que um rato foi encontrado em uma tigela de sopa de missô no final de janeiro em um outlet em Tottori, oeste do Japão.

Pedindo desculpas pelo “grande inconveniente e preocupação causados”, a Sukiya disse em uma declaração no sábado (29) que a maioria de suas filiais fechará de 31 de março a 4 de abril para resolver problemas de contaminação e infestações de pragas.

Para acalmar a crescente raiva sobre os incidentes de segurança alimentar, a Sukiya foi até a X na segunda-feira (31) para oferecer suas “mais profundas desculpas” novamente.

“Levamos essa situação a sério e sinceramente”, disse. “Faremos o máximo para manter um ambiente seguro e limpo.”

Após os incidentes, ambos os locais afetados fecharam temporariamente para realizar trabalhos de extermínio e inspeções.

Apesar de uma imagem de um rato em uma tigela de sopa de missô ter circulado amplamente nas redes sociais por semanas desde janeiro, a Sukiya não confirmou o incidente até o final de março.

Em uma declaração separada em 22 de março, ela disse que iria “revisar e implementar medidas adicionais para evitar a entrada de pragas e roedores”.

O comunicado atribuiu o acidente a um funcionário que não olhou para a sopa de missô antes de servi-la e disse que nenhum outro cliente foi afetado.

Após o último incidente de contaminação na sexta-feira em Tóquio, a Sukiya disse que o cliente afetado recebeu um reembolso. Ela está conduzindo uma investigação no local para determinar a causa.

No início de 2024, a Sukiya operava 1.957 lojas no mercado interno e tinha 675 filiais no exterior, incluindo na China, Taiwan, Tailândia e Brasil, de acordo com seu último relatório anual.

Yoshinoya, outra rede popular de tigelas de carne com pontos de venda no Japão e no exterior, é a segunda maior rede com 1.259 lojas no país.

A Zensho Holdings é dona da Sukiya e administra diversas outras marcas de restaurantes japoneses e internacionais.

Mundo tem 24 superbilionários com fortunas acima de US$ 50 bi; veja

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rede Sukiya no Japão fecha lojas após casos de rato e inseto na comida no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.