Novo projeto prevê auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência

Novo projeto prevê auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência

Três ações voltadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica foram lançadas nesta segunda-feira (31). Entre elas está a criação de espaços para qualificação profissional, a oferta de um auxílio financeiro e um serviço multidisciplinar de acolhimento.

O projeto Ampara, da Defensoria Pública do Paraná, vai oferecer atendimento online e gratuito para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O intuito é auxiliar as vítimas na solicitação e no acompanhamento de medidas protetivas, no suporte de psicólogas e assistentes sociais, entre outros.

O defensor-público-geral do Paraná, Matheus Munhoz explica que a iniciativa é composta por uma equipe feminina multidisciplinar, garantindo um acolhimento especializado.

Para apoiar a qualificação profissional e a atividade empreendedora será criada a Casa da Mulher Paranaense. A iniciativa será construída para oferecer oportunidades e também facilitar o acesso ao Banco da Mulher Paranaense. O governador Ratinho Junior explica que será aberto um edital para a seleção das cidades contempladas, que devem ter mais de 10 mil habitantes.

Nesta segunda-feira (31) também foi sancionado pelo Governo do Paraná o programa Recomeço que prevê o pagamento da metade de um salário-mínimo nacional (o equivalente a cerca de R$760) para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O texto ainda deve ser regulamentado em Decreto Estadual para que o auxílio comece a valer. Para receber o auxílio, a mulher deve morar no Paraná, estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, possuir medida protetiva de urgência em vigor e ter se afastado da residência por risco iminente de morte ou grave ameaça.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte explica que as medidas criadas vão auxiliar essas mulheres a reconstruírem a vida.

Também foram entregues 72 veículos para municípios paranaenses usarem em ações voltadas às mulheres. Os carros serão doados para diferentes cidades com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos femininos.

Reportagem: Brenda Nieworowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.