“Conto Pra Que Tu Contes” é uma viagem para o autoconhecimento

“Conto Pra Que Tu Contes” é uma viagem para o autoconhecimento

Admiradores de histórias se reuniram no Centro Cultural Sistema Fiep, na tarde desta quinta-feira (26), para participar da oficina “Conto Pra Que Tu Contes”, parte do Circuito Independente da Mostra Fringe, do 33º Festival de Curitiba. O evento foi promovido pelo ator e palhaço Carlos Moreira, que busca valorizar e manter a cultura de contar histórias.

Durante a oficina, foram realizadas atividades de respiração, vocalização e movimento, promovendo a utilização do corpo como forma de expressar sentimentos e narrativas. Em seguida, houve um bate-papo e um momento para tirar dúvidas sobre princípios e recomendações fundamentais para uma boa construção de conto.

Carlos conta que a oficina surgiu a partir de uma dúvida: “Seria eu um ator que finge ser contador de histórias ou um contador que finge ser ator?” Ele decidiu, então, viajar pelo mundo para encontrar uma resposta.

“Quem conta, onde conta, por que conta e para quem conta?” após oito anos de viagens entre Brasil, Europa e África Árabe, ele descobriu que “a história de cada pessoa” era a resposta para suas dúvidas. É ela que fará os outros se apaixonarem e reproduzi-la, eternizando nossa existência e nossos antepassados.

Com base nesta filosofia, ele espera que todos saiam da oficina conscientes de si, de suas limitações e, principalmente, do poder de suas palavras.

O evento iniciou com a apresentação dos membros da oficina, tornando o ambiente confortável para que todos entrassem em harmonia com seus corpos.

O ator explica que, o desequilíbrio afeta o intérprete e o espectador, que, ao final, pode acabar frustrado. Carlos esclareceu sobre a importância da adaptação de acordo com o público-alvo, exemplificando maneiras de interagir com diferentes faixas etárias e ambientes.

A estudante de teatro e produtora audiovisual Julia Medeiros descreveu a dinâmica como uma oportunidade de compreender e se colocar no lugar do outro. “É uma experiência incrível de se colocar no lugar do outro. Acho que todo mundo deveria ter”, explicou a estudante. Ela complementa dizendo que Carlos a ajudou enxergar a vida de outra perspectiva. 

Carlos apresentará outro evento no Festival de Curitiba, o Circuito de Contação de Histórias Infantis. Uma atração com cinco apresentações consecutivas. Será neste sábado (29), às 14h, no Centro Cultural Dr. Celso Charuri. A entrada é gratuita e é recomendado chegar com 1h de antecedência para a retirada do ingresso.

Serviço:
Local: Centro Cultural Sistema Fiep
Data:26/03
Horário: 19:40h
Indicação: Livre
Gênero: Oficinas
Preço: Entrada grátis, com cadastro.

Colaboração: Thaysa Felix Fernandes, aluna UP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.