“Um tributo de amor ao teatro e ao Brasil”

“Um tributo de amor ao teatro e ao Brasil”

O espetáculo AO VIVO [dentro da cabeça de alguém], escrito e dirigido por Márcio Abreu, foi o primeiro a esgotar as vendas no Festival de Curitiba, lotando o Teatro da Reitoria por dois dias consecutivos. A produção é uma realização da da Companhia Brasileira de Teatro.

Como o próprio nome sugere, a história se passa dentro da cabeça de uma atriz, interpretada por Renata Sorrah. Porém, para representar tudo o que passa em sua mente, também entram os atores Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bixarte.

O elenco é formado por corpos diversos, uma escolha intencional para contar essa história. O texto de Abreu é inédito e autoral, embora inspirado no clássico “A Gaivota”, de Tchekhov.

O clássico é usado para abordar temas como arte, suicídio, amor e maternidade. Com a quebra da quarta parede e a mescla entre realidade e ficção, os cinco atores conseguem fazer o público rir, chorar e refletir, tocando também em assuntos como política, etarismo e transfobia.

Se torna um desafio escolher uma cena favorita em meio a tantas cenas brilhantes e diversas. Isso é claro pelos diversos aplausos em cena aberta e pelos longos minutos de aclamação ao final do espetáculo.

A atriz Camila Pitanga, que estava na plateia, falou um pouco sobre o que achou da apresentação, que assistiu pela segunda vez: “Essa peça é um tributo de amor ao teatro, de amor ao Brasil. Traduzindo-se em amor a Renata Sorrah, essa atriz que representa tanto a nossa cultura brasileira.

Eu acho interessantíssimo o jogo dos atores, como conseguimos evocar a simultaneidade da vida, da cabeça, dos pensamentos no palco.” Diz a atriz, que também faz parte da Companhia Brasileira de Teatro.

Já o cineasta Luc, de 24 anos, fala sobre o talento dos atores: “Acho que o elenco se destaca, não só a Renata. Todo o elenco está incrível”. O jovem também comenta sobre como achou a peça provocadora e dinâmica, apesar de seu tempo longo.

A professora aposentada Marlana, de 66 anos, complementa que achou a obra fantástica: “Achei sensacional os questionamentos, esse olhar sobre o universo, a diversidade e o ser humano”

SERVIÇO:

Quando: 28 de março de 2025 (sexta-feira)

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (XV de Novembro, 1299, Centro)

Valor: A partir de R$ 42,50

Ingressos: sessão esgotada

Faixa etária: 16+

Gênero: Contemporâneo

Colaboração: Flora Carneiro, aluna UP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.