“Memórias d’Omar”: uma apresentação de lembranças de viagens ao mar

“Memórias d’Omar”: uma apresentação de lembranças de viagens ao mar

A peça “Memórias d’Omar” traz histórias e momentos carregados de muitas lembranças vivenciadas pelo pescador em suas viagens pelo mar. A peça é encenada pelos atores Pedro Cobra, Larissa Miyashiro e Felipe Zacchi, da Companhia Plastikonirica.

“O espetáculo é reflexivo, pode crescer em cena, cada dia é uma ordem que pode acontecer a história”, afirma o ator Felipe Zacchi. 

A obra é inspirada pelos poemas de poetas de Santos, cidade da onde vem os atores, sendo uma homenagem ao povo caiçara. Por ser uma apresentação construída recentemente pela companhia, as cenas ainda não contam com histórias do público, algo que está prestes a mudar com o livro de histórias de Omar.

Nesse livro, ao final da apresentação, os espectadores são convidados a escrever um relato pessoal vivido no mar, para inspirar novas cenas da obra. 

Mas afinal, quem é o seu Omar? Ele é um boneco híbrido, criado pelas mãos do artista Pedro Cobra em parceria com a marionetista Natasha Belova. A criação do boneco foi feita em um curso de 10 dias, realizado em Bruxelas, na Bélgica. 

Ao retornar para o Brasil, o boneco foi adaptado, recebendo traços que representassem melhor o personagem, “trouxe elementos de pescadores, escurecemos a pele dele pelo queimado do sol para trazer mais para a nossa realidade, para o caiçara do nosso litoral”, conta Larissa Miyashiro.

O desenrolar da peça acontece sem que os artistas digam nada, eles utilizam apenas os movimentos e objetos de cena, “eu achei muito bonito como eles conseguiram usar as formas animadas e os objetos para que eles transmitisse tudo o que queriam falar, mesmo não falando nada”, conta a estudante Larissa Maciel. 

“Esse espetáculo é muito lindo. É lindo ver o brilho no olhar dos atores enquanto eles se apresentam. Ver que a arte revigora todos nós e permanece por muitas gerações, por muitos anos”, conta a estudante Emily Grocheveski, que estava prestigiando a peça junto de seus colegas de um colégio estadual de Curitiba.

SERVIÇO

Próximas apresentações:

28/03 – 16h00 – Praça Generoso Marques

29/03 – 12h00 – Passeio Público

Classificação: Livre

Duração: 30 minutos

Ingressos: Pague quanto vale

Colaboração: Gabriela Rampazzo, aluna UP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.