Começa temporada do pinhão no Paraná

Começa temporada do pinhão no Paraná

A temporada do pinhão começa no Paraná. A partir desta terça-feira o Instituto Água e Terra (IAT) vai liberar a colheita, venda, transporte e armazenamento do alimento.

Porém, de acordo com a legislação ambiental, apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de amadurecimento podem ser comercializados. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental.

As normas e instruções de comercialização do pinhão tem como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária, como explica o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good.

Pinhas verdes têm casca clara e muita umidade, o que facilita o aparecimento de fungos. Isso pode deixar o alimento tóxico para o consumo. Se ingerido, pode causar má digestão, náuseas e prisão de ventre. Além disso, a venda de pinhões de outros estados não é permitida.

A colheita começa em abril e vai até junho.

Reportagem: Elis Paes com supervisão de Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.