Presidente da Fifa, Infantino defende retorno da Rússia ao futebol mundial

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou nesta quinta-feira (3) que espera pelo retorno “em breve” da federação russao ao futebol mundial. A declaração foi dada no Congresso da Uefa em Belgado, capital da Sérvia.

“A medida que as negociações pela paz continuam na Ucrânia, espero que possamos em breve dar o próximo passo e trazer a Rússia de volta ao cenário do futebol mundial. Isso significaria que tudo está resolvido”, disse o presidente da Fifa.

Infantino relembrou o caso envolvendo a Sérvia no início da década de 1990 para reforçar o poder do esporte na busca por união. Na ocasião, o país europeu ainda se chamava Iugoslávia e sofreu com conflitos étnicos e separatistas.

“Penso na Euro 1992, com uma geração de ouro naquela parte do mundo. Devido à política, a Sérvia foi proibida de participar da Euro. Ela certamente tinha um time capaz de vencer, mas foi proibida de competir. Devemos sempre tentar usar o futebol para unir os países, especialmente em nosso mundo dividido”, acrescentou o dirigente.

A federação que comanda o futebol mundial excluiu a seleção da Rússia e seus clubes das competições organizadas por ela após a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da Fifa, Infantino defende retorno da Rússia ao futebol mundial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.