Paraná lança programa para financiar agronegócio

Paraná lança programa para financiar agronegócio

O Paraná lançou nesta quinta-feira (3), na B3, em São Paulo, o primeiro instrumento de crédito voltado ao agronegócio criado por um estado.

O FIDC Agro Paraná (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro) vai funcionar como uma espécie de ‘guarda-chuva’, no qual as cooperativas e empresas integradoras poderão participar por meio da criação de outros fundos vinculados.

O foco inicial do fundo será nas cooperativas e empresas integradoras que possuem uma estrutura financeira e administrativa mais robusta. A partir da consolidação do FIDC Agro Paraná, outras cooperativas e integradoras poderão ser atendidas. Segundo o governador Ratinho Junior, a ampliação da oferta de crédito visa estimular investimentos no setor.

O FIDC Agro Paraná deve alavancar, aproximadamente, R$ 2 bilhões para financiar a expansão das atividades de produtores agrícolas do estado. O fundo também vai oferecer condições facilitadores de financiamento aos cooperados e integrados para a compra de máquinas, equipamentos, sistemas de irrigação e logística.

O Governo do Paraná entrou, inicialmente, com um aporte de R$ 150 milhões por meio da Fomento Paraná. Além de ser a principal cotista nesta etapa do processo, a instituição financeira vai atuar como o braço do Estado na definição das políticas de aplicação de recursos do fundo.

O presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, destaca que a oferta de crédito vai trazer ganhos para os cooperados e também para as cooperativas.

O acesso aos recursos pelos produtores rurais cooperados e integrados será definido em uma segunda etapa e os critérios seguirão regras definidas pela Fomento Paraná e pela Suno Asset.

Informações: Mirian Villa e Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.