Projeto propõe a substituição do sinal escolar no Paraná

Projeto propõe a substituição do sinal escolar no Paraná

Um projeto de lei propõe a substituição do sinal escolar no Paraná. A ideia é que o barulho da campainha seja trocado por músicas. Conforme a justificativa, o som similar ao de uma sirene pode gerar perturbação aos alunos com hipersensibilidade auditiva.

Outra proposição quer disponibilizar tampões auriculares para as escolas da rede pública, a fim de melhorar o desempenho e o bem-estar dos alunos. As duas iniciativas, de autoria da deputada Flávia Francischini (União) e do deputado Jairo Tamura (PL), querem promover um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O professor Nilson Sampaio avalia que é importante ampliar as iniciativas para crianças e adolescentes com outros transtornos.

Segundo dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, indica que uma em cada 44 crianças com até oito anos é diagnosticada com TEA. No Brasil, há aproximadamente dois milhões de pessoas com autismo.

Dados do Censo da Educação Básica indicam que houve um crescimento no número de crianças e adolescentes com autismo matriculados em salas de aula regulares no Brasil. No Paraná, o aumento foi de 53,3%, o que elevou o total de alunos com autismo de 18 mil para 28 mil. 

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.