Aumentar as vendas exige jogo de cintura dos empresários

Aumentar as vendas exige jogo de cintura dos empresários

Vender mais é um dos principais objetivos de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento. Além do que, vendas maiores são a melhor forma de aumentar o lucro e fazer a empresa crescer. 

Mas o que fazer para vender mais num mercado de forte concorrência e de economia instável? Eu conversei com especialistas em marketing e pedi que eles me apontassem algumas estratégias para que as empresas consigam superar os obstáculos e aumentar os seus resultados.

A primeira estratégia que deve ser perseguida pelos empresários é estar sempre de olho nas tendências do mercado. Agindo dessa forma, é possível acompanhar ou até mesmo se destacar da concorrência, chamando a atenção dos consumidores.

Outro ponto essencial, é conhecer o comportamento dos consumidores, que por sinal vem mudando bastante. Ou seja, entender o que os clientes esperam, como tomam decisões e quais sãos os problemas que buscam resolver ao fazer uma compra ajudará a definir muitas coisas, como por exemplo, o que vender, como divulgar os produtos e como se relacionar com os consumidores.

Além de aprimorar as técnicas de vendas, que outras medidas podem ser adotadas pelas empresas que querem aumentar o seu faturamento através do maior número de vendas? 

Uma boa estratégia é fazer promoções. Afinal quem não gosta de pagar menos na hora de fazer uma compra? Pegar aqueles produtos que não têm muita saída e fazer uma promoção vai ajudar a atrair mais pessoas para o negócio e incrementar as vendas, inclusive de outras mercadorias que não estão na promoção ou voltar a comprar no futuro.

Outra ideia criativa para vender mais é aproveitar as datas comemorativas para fazer algumas ações. Este mês temos a Páscoa; em maio, o Dia das Mães e, em junho, o Dia dos Namorados. Dá para apostar nessas datas e dar aquele up nas vendas.

Por fim, outras formas de aumentar as vendas é recuperar os clientes inativos; investir na personalização dos produtos e serviços; criar um programa de fidelidade e oferecer um cashback. Afinal, que cliente não gosta de receber de volta um percentual do que foi gasto em uma compra? Na maioria das vezes, esse crédito é oferecido para que o consumidor volte a fazer compras na mesma loja. Assim, é possível fidelizá-lo e, ao mesmo tempo, vender mais. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.