Moradores de 43 cidades participam de pesquisa socioeconômica nesta semana

Moradores de 43 cidades participam de pesquisa socioeconômica nesta semana

A Pesquisa Socioeconômica do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes) vai ser realizada em 43 municípios nesta semana. Entre as cidades que devem ser visitadas estão Apucarana, Bandeirantes, Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa.

Curitiba e municípios da região metropolitana também estão na lista. Inédita, a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná é considerada a maior já conduzida por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população.

A estimativa é entrevistar moradores de cerca de 60 mil domicílios em todas as regiões do estado até o final de junho. Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, entrevista, em média, 20 mil paranaenses.

O presidente do Ipardes, Jorge Callado, explica que serão coletadas informações que vão desde as condições de moradia até as condições alimentares da população.

Os pesquisadores usam coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa. De acordo com o Instituto, as informações vão servir de base para o Governo do Estado e também empresas que pretendem se instalar ou expandir as atividades no Paraná.

Na primeira semana, 40 cidades foram percorridas, com 6.423 pessoas entrevistadas. O número equivale a 29,3% da amostra estipulada para as localidades. A meta é compilar todas as informações sobre o perfil dos paranaenses até o fim do ano.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.